Voltar à Página da edicao n. 381 de 2007-05-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O projecto de e-learning desenvolvido na UBI está entre os seis melhores a nível europeu

Projecto da UBI em destaque

O eVeste, um projecto para o sector do vestuário e confecção, foi seleccionado como um dos seis casos a estudar, como boas práticas de eLearning na Europa, pela DG_Enterprise da CE.

> Eduardo Alves

O Departamento de Engenharia Têxtil da UBI tem entre mãos um projecto para o desenvolvimento de pacotes de formação e-learning para contribuir para a formação ao longo da vida dos activos da indústria do vestuário.
Intitulado eVeste, este projecto surge destacado num estudo realizado por um centro de investigação bastante reconhecido no Velho Continente. Esta distinção surge através de um estudo intitulado “Benchmarking Policies and initiatives in support of e-Learning for enterprises in Europe” e que é promovido pela DG Enterprise, ligada à Comissão Europeia e está a ser conduzido pela Menon Network EEIG, um centro europeu de redes de inovação e investigação.
Nas primeiras conclusões retiradas pelos autores deste estudo pode ler-se que “o eVeste foi escolhido como um dos seis melhores casos práticos de entre este tipo de iniciativas, promovendo e desenvolvendo a prática do e-Learning no sector corporativo a que se destina. Este projecto foi seleccionado após uma pesquisa e comparação de entre um universo de mais de 30 projectos em toda a Europa”.
Mais adiante, os responsáveis da DG Entreprise garantem que “este projecto vai também fazer parte de uma publicação editada pela Comissão Europeia e onde será apontado como um caso pragmático na elaboração de métodos e ferramentas para benchmarking”.
Segundo Rui Miguel do Departamento de Engenharia Têxtil “os membros do eVeste estão já mobilizados para este desafio e, conscientes das suas limitações e constrangimentos, mas vamos continuar a apostar nas potencialidades que caracterizaram todo o grupo e no respeito pelas aprendizagens recolhidas feitas de uma curiosidade aprendente sistemática dos seus pares, assente numa metodologia de valores e práticas da I.Equal, prática de uma humildade pedagógica constante que assume a noção de que em Educação/Formação não existe uma via única nem uma só solução”.
Este projecto é desenvolvido com fundos do programa EQUAL, Área Sociedade da Informação e do Conhecimento, Referência do Projecto: 2001/EQUAL/A3/AD/028. A entidade Leader foi o Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e da Confecção “CIVEC”.
A UBI foi parceira para analisar, propor correcções e validar os conteúdos de formação. Procedeu também à avaliação do projecto, participou em acções de formação de e-formadores, participou em acções de formação presencial em empresas e participou nas diversas reuniões e seminários, tendo apresentado comunicações.
Para além do CIVEC e da UBI, foram parceiros a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV), a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis (FESETE) e o Centro de Serviços e Apoio às Empresas (AEP/CESAE).
Em finais de Novembro de 2006 foram assinados entre os parceiros um protocolo e um programa de continuidade para se proceder a novas candidaturas para dar continuidade ao Projecto e-VESTE.
A equipa da UBI/DCTT tem como responsável, Rui Alberto Lopes Miguel e como membros, José Mendes Lucas, Maria de Lurdes Carvalho, Maria Madalena Rocha Pereira, Ivone Ribeiro Peixoto de Almeida Braga (bolseira) e Maria Eugénia Cavalheiro (bolseira).


O projecto de e-learning desenvolvido na UBI está entre os seis melhores a nível europeu
O projecto de e-learning desenvolvido na UBI está entre os seis melhores a nível europeu


Data de publicação: 2007-05-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior