Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 380 - 2007-05-15

Uma palestra sobre nutrição vai ter lugar na FCS

Nutrição na Faculdade de Ciências da Saúde

O anfiteatro maior da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI recebe uma palestra intitulada “Nutrição como base da Saúde, Beleza e Longevidade”. No próximo dia 31 de Maio, Humberto Barbosa vai ser o orador convidado para falar sobre estes temas. Humberto Barbosa revolucionou a área da nutrição quando no início da década de 90 abriu a sua primeira clínica em Portugal orientada pelo método Persona.
[ 2007-05-18 10:46:12 - Ler mais ]

 
Mais de 60 pilotos vão participar nesta prova

Rampa Serra da Estrela

É já neste fim-de-semana que decorre mais uma edição da mítica prova de automobilismo “Rampa Serra da Estrela”. A partir da manhã de sábado, a Estrada Nacional 339, que liga a Covilhã à Torre vai estar encerrada ao trânsito para servir de “pista” para estas provas do Campeonatos Nacional e Europeu de Montanha. Os cinco quilómetros do troço vão ser percorridos por cerca de 65 pilotos, de entre os quais, 30 são portugueses.
[ 2007-05-18 10:13:44 - Ler mais ]

 
A mostra conta com um total de 30 trabalhos

Design da UBI no Serra Shopping

O Serra Shopping da Covilhã vai receber uma mostra de trabalhos de alunos da licenciatura em Design Multimedia da UBI. Entre 19 e 27 de Maio vão estar patentes ao público 30 projectos seleccionados entre um total de 112. Vídeo, fotografia, composição digital e artes plásticas são alguns dos suportes utilizados para dar forma aos objectos artísticos.
[ 2007-05-18 10:09:39 - Ler mais ]

 
A Universidade de Aveiro acolhe a última sessão do curso de empreendedorismo

Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica

O Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro vai acolher, no próximo dia 24 de Maio, pelas 14 horas, a sessão de encerramento do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica promovido pelas Universidades da Beira Interior, Coimbra e Aveiro. Durante um semestre, 20 equipas participaram neste evento e vão agora apresentar um resumo dos seus planos de negócio baseados em tecnologias desenvolvidas nas unidades de I&D das três universidades da região Centro.
[ 2007-05-17 10:35:20 - Ler mais ]

 
A Loja Ponto Já fica instalada junto ao Mercado Municipal da Covilhã

Loja Ponto Já inaugurada a 23 de Maio

O Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Câmara Municipal da Covilhã preparam-se para inaugurar a Loja Ponto Já na Covilhã. Um espaço destinado ao público jovem, irá contar com postos de acesso à Internet e de divulgação das actividades e programas do IPJ. A Loja Ponto Já está localizada no edifício do Mercado Municipal da Covilhã e será inaugurada no próximo dia 23 de Maio pelas 12.30 horas. Na cerimónia vai estar presente o secretário de Estado da Juventude, Laurentino Dias.
[ 2007-05-17 10:34:23 - Ler mais ]

 
A AAUBI junta-se assim ao

AAUBI contra decisão do ministério

É mais uma voz crítica a manifestar-se contra a decisão tomada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no que diz respeito à não aprovação dos novos cursos na área das engenharias na UBI. A instituição de ensino superior sedeada na Covilhã solicitou ao ministério da tutela a aprovação do plano curricular que previa a passagem dos cursos de engenharia para as novas regras de Bolonha. As licenciaturas passavam a ser compostas por dois ciclos, com mestrado integrado. A decisão do ministério foi contrária às intenções da UBI e os estudantes promovem agora um “cortejo fúnebre” que dizem ser a representação “da morte das Engenharias”. O evento está marcado para o próximo dia 24 de Maio às 14 horas.
[ 2007-05-17 10:33:26 - Ler mais ]

 
As conferências de Aeronáutica podem ser vistas através da Internet

JAC 2007 transmitidas em directo

As conferências que fazem parte do programa de eventos das Jornadas de Aeronáutica da Covilhã (JAC 2007) vão ser transmitidas em directo e para todo o mundo através da Internet. Desta forma, todos os interessados podem assistir aos eventos referidos através da página http://www.e-projects.ubi.pt\stream.html.
[ 2007-05-17 10:32:21 - Ler mais ]

 

Dia Internacional dos Museus

No próximo dia 18 de Maio assinala-se mais um Dia Internacional dos Museus e do Património Universal. O Museu de Lanifícios da UBI também vai estar associado a estas comemorações e tem já diversas actividades programadas para este dia. Destaque para as visitas guiadas aos núcleos da Real Fábrica Veiga e da Real Fábrica de Panos, entre as 9.30 e as 12 horas e as 14.30 e as 18 horas; visitas às exposições temporárias de pintura e de arte têxtil e para a sessão pública que conta com uma palestra proferida por José Mouga, às 15.30 horas. Para as 17 está marcada uma conferência de José Afonso com o título “Um Olhar sobre o Património da Beira Interior”. Ainda no dia 18, destaque para a Noite dos Museus, com uma Sessão de Música e de Poesia, a decorrer às 21.30 horas com um concerto musical da Academia da Música e Dança do Fundão e da Escola Profissional de Artes da Covilhã, EPABI e um Recital de Poesia, pelo Núcleo de estudantes de Língua e Cultura Portuguesas da UBI (LiteratUBI).
[ 2007-05-16 11:37:05 - Ler mais ]

 
O CArpe Mat tem novos desafios

Carpe Mat tem novo desafio

O Departamento de Matemática da UBI está já a lançar o segundo desafio inserido no programa Carpe Mat. Esta segunda prova surge “na sequência do interesse manifestado pelo primeiro desafio do concurso Carpe Mat”, adiantam os organizadores. Desta forma, continuam a ser apresentados dois desafios, um para o terceiro ciclo do ensino básico e outro destinado ao ensino secundário. Todos os interessados podem obter mais informações na página oficial do evento: http://carpe.mat.ubi.pt/.
[ 2007-05-16 11:23:16 - Ler mais ]

 
A

Cereja do Fundão 2007

A Câmara do Fundão apresenta hoje o calendário de actividades da campanha de 2007 da promoção da “Cereja do Fundão”. Um conjunto de iniciativa promovidas pela autarquia fundanense que vão decorrer entre 20 de Maio e 7 de Julho. Entre outros eventos, este calendário de actividades conta com um conjunto de acções que irão ter lugar no Fundão e nos grandes centros do litoral, em iniciativas promocionais em quatro estações de caminhos de ferro de Lisboa, nos percursos dos comboios Alfa Pendular e Inter-cidades, na festa da Criança em Cascais, nas Festas de Santo António, em Lisboa, na iniciativa “O Meu Primeiro Festival” da Unicef que decorrerá em Oeiras, nos dias 29 e 30 de Junho e no qual são esperadas cerca de 80 mil crianças. A “Cereja do Fundão” vai também marcar presença na eleição das 7 Maravilhas do mundo, no Estádio da Luz e na Festa da Cereja, em Alcongosta, entre os dias 15 e 17 de Junho.
[ 2007-05-16 11:14:17 - Ler mais ]

 

Teatro-Cine recebe sétima edição do FATFUBI

No próximo dia 19 de Maio, a sala de espectáculos do Teatro-Cine da Covilhã recebe a sétima edição do FATFUBI. Um evento marcado para as 21.30 horas e que é organizado pela Tuna Feminina da UBI, “As Moçoilas”. À semelhança das edições anteriores, este festival contará com a presença de algumas das maiores Tunes femininas do País. As tunas a concurso são: “Tuna Feminina da Universidade Lusíada do Porto Cavaleiras de Sellium - Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Tomar Tuna com Elas - Tuna Feminina da Universidade dos Açores Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro As Fans - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra”. Como tunas extra-concurso, este evento conta com a participação da Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior e a Orquestra Académica Já b'UBI e Tokuskopus. Os ingressos para estudantes ficam-se pelos 2 euros e 50 cêntimos e 3 euros e 50 cêntimos para não-estudantes.
[ 2007-05-16 10:37:50 - Ler mais ]

 
Vários professores polacos vão visitar a UBI

UBI recebe visita de docentes polacos

No âmbito da acção Teaching Mobility do Programa Erasmus, o Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura convidou para visitar a UBI, entre 30 de Junho e 6 de Julho os professores Obarska-Pempkowiak, Aneta Łuczkiewicz, Agnieszka Tuszyńska e Magdalena Gajewska da Universidade Tecnológica de Gdansk (Polónia). Inserida nesta visita está a realização de uma palestra, no dia 3 de Julho, pelas 15 horas, subordinada ao tema “Best management pratices for CW systems”, no Edifício das Engenharias.
[ 2007-05-15 10:01:00 - Ler mais ]

 
O evento decorre no Pólo IV da UBI

Departamento de Gestão analisa OPA’s

O Departamento de Gestão e Economia da UBI promove, no próximo dia 24 de Maio, pelas 14.30 horas - anfiteatro 7.22 - , uma conferência intitulada “As Ofertas Públicas de Aquisição (OPA)”. Para falar sobre este tema, os responsáveis pela organização convidaram Carlos Alves, da Faculdade de Economia do Porto que irá abordar a problemática “As OPA e o Governo de Empresas” e Amadeu Ferreira, vice-presidente da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) que irá analisar “A transposição do relatório emitido pela Comissão Europeia sobre a implementação da OPA”.
[ 2007-05-15 10:00:00 - Ler mais ]

 
O evento decorre na Biblioteca Municipal da Covilhã

Fórum “Igualdade de Oportunidades”

O Sindicato dos Trabalhadores do Sector Têxtil da Beira Baixa (STSBB) acredita que “promover a igualdade de oportunidades é um passo fundamental para combater as discriminações”. Desta forma, esta estrutura sindical, em parceria com a valência do Gabinete Psico-Social de apoio à comunidade, vai promover um fórum sobre “Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres”. Um evento marcado para o próximo dia 17 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal, pelas 14 horas e que contará com a presença de Graça Rojão, coordenadora geral da Associação Beira-Serra e Ana Cristina Silva, da Comissão de Igualdades no Trabalho e no Emprego.
[ 2007-05-15 09:00:00 - Ler mais ]

 
O CHCB debate a endocrinologia e a diabetologia pediátrica

CHCB promove reunião de endocrinologia

O auditório do Hospital Pêro da Covilhã foi o local escolhido para mais uma reunião da endocrinologia e diabetologia pediátrica. Um evento que terá lugar dia 18 de Maio e tem como pontos principais, a diabetes na criança e adolescente, obesidade e alterações da puberdade e crescimento. Esta é uma iniciativa organizada pela “Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica”, conjuntamente com os Serviços de Pediatria e Endocrinologia do CHCB.
[ 2007-05-15 09:00:00 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior