Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Um novo projecto de três anos surge agora na UBI

Projecto “Met(a)phorá” entra em acção

Alunos e docentes integram um grupo de trabalho conjunto, onde a metáfora será estudada de forma interdisciplinar. O seminário “Metaforicamente”, nos dias 9 e 10 de Maio, marcou o início deste projecto, que se prolonga por três anos.

> Ana Albuquerque

A ideia de trabalhar a metáfora na Universidade da Beira Interior (UBI) já passou da fase embrionária. As jornadas “Retórica e Mediatização”, que decorreram na UBI em Janeiro, foram o ponto de partida para um grupo de estudo e trabalho alargado. Para além de docentes e investigadores de diferentes universidades do país, o grupo integra alunos de Filosofia e Ciências da Comunicação da UBI. Tudo ficaria por “apenas mais umas jornadas, mas o professor André Barata teve a ideia de as transformar numas jornadas de apresentação de um projecto com continuidade”, salienta Ivone Ferreira, docente da UBI.
A preparação do evento esteve a cargo do Instituto de Filosofia Prática (IFP) e do Laboratório de Comunicação On-line (Labcom). A coordenação científica do projecto que agora arranca cabe a André Barata, docente da UBI e um dos organizadores do seminário, e a Tito Cardoso e Cunha, investigador nesta instituição.
Desses dois dias de debate em torno da metáfora, ficaram as intenções de cada participante para o trabalho que pretende desenvolver nos próximos três anos. As propostas específicas sobre a abordagem ao tema geral integrarão um dossier que, em Junho, acompanhará a proposta de candidatura da iniciativa a financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Prevêem-se dois momentos no projecto. O primeiro culmina com a publicação de um volume sobre teorias da metáfora. A fase seguinte reunirá vários ensaios desenvolvidos no âmbito do estudo nas diversas áreas específicas.
No decorrer do projecto outras iniciativas poderão ocorrer, nomeadamente a criação de uma base de dados com todos os trabalhos realizados. Esta ideia estará em permanente actualização, conferindo assim um carácter contínuo ao processo de investigação. Ainda assim, este desejo só poderá ser concretizado mediante financiamento.
No que diz respeito ao “Metaforicamente”, “penso que era impossível ter corrido melhor. Apareceram textos muito bons e estabeleceu-se um debate muito proveitoso”, realçou Ivone Ferreira. O seminário integrou espaços informais de apresentação e debate das diversas propostas de trabalho, com dois colóquios a abrir e encerrar o encontro.
“No Departamento de Comunicação e Artes encontrámos docentes de áreas distintas como a Filosofia, o jornalismo e o cinema, entre outros, que poderiam trabalhar a metáfora aplicada às suas áreas”, explica a docente de Teoria da Imagem. Os participantes são diversos, tal como as suas áreas de especialização, até porque os convites se estenderam ao Departamento de Letras. O objectivo é analisar a metáfora não só quanto à sua componente teórica, mas também no que diz respeito à sua aplicação e efeitos nas diversas áreas em análise.
Segue-se agora um intenso trabalho logístico e a preparação burocrática do projecto, com vista à candidatura. Até Junho, toda a documentação exigida, bem como o plano de trabalhos deverão estar prontos. A candidatura à FCT vai apresentar “as tarefas específicas para cada investigador, os prazos de concretização de tarefas, e procurar delinear já iniciativas que pretendamos levar a cabo nos anos do projecto. Tudo isto devidamente orçamentado e justificado”, acrescenta Ivone Ferreira, que também integrará o projecto.
Um total de 27 comunicações em torno de um mesmo tema, mas que procuraram posicionar-se em diferentes perspectivas, de forma a enriquecer um projecto que quer andar durante alguns anos.
No ano passado, Ivone Ferreira, co-organizadora do seminário “Metaforicamente”, e alguns dos seus alunos de Filosofia, da disciplina de Retórica criaram um texto conjunto para apresentarem em Santiago de Compostela. A iniciativa atraiu outros interessados na área, como André Barata e mais alguns alunos. Partindo de interesses comuns, surgiu “o texto conjunto: Butterfly. A Metáfora como Abertura”. Esta comunicação foi apresentada nas jornadas “Retórica e Mediatização” que ocorreram na UBI, em Janeiro. Assim se foi consolidando um projecto de trabalho que reúne alunos e docentes.


Um novo projecto de três anos surge agora na UBI
Um novo projecto de três anos surge agora na UBI


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior