Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A escola dedicou uma semana à arte

Arte na Frei Heitor Pinto

Docentes, funcionários e alunos tiveram durante toda uma semana, oportunidade de expor os seus trabalhos de pintura, fotografia, desenho e escultura.

> Carla Nicolau

«Exposição Bienal de Arte» foi o nome escolhido pelo Departamento de Filosofia da Escola Secundária Frei Heitor Pinto para o evento que teve lugar durante toda a passada semana.
A mostra de arte acolheu trabalhos de fotografia, pintura, escultura e desenho, realizados pelos docentes, funcionários e estudantes que estivessem interessados em expôr.
“Artistas” com maior ou menor experiência, com estilos próprios ou em consonância com diversas correntes, todos quiseram dar o seu contributo para que este evento corresse da melhor forma possível.
«Refinar o gosto, dinamizar a escola e promover a discussão acerca da arte» foram, segundo João Couto, um dos docentes de filosofia responsáveis por esta iniciativa, alguns dos objectivos que se pretendiam ver atingidos.
A mostra esteve patente na sala dos directores de turma da Escola Secundária Frei Heitor Pinto devido a este ser «o local mais adequado, que apesar das pequenas dimensões, permitiu também fazer todo um trabalho a nível da iluminação e som, por exemplo, o que enriqueceu bastante a própria exposição». Para além disso, «sendo uma exposição de arte, os cuidados necessários a ter com as peças expostas influenciaram igualmente a escolha deste local, que tem sempre alguém presente».
A adesão a esta mostra foi muito positiva. Alunos de toda a escola visitaram a exposição, acompanhados dos respectivos professores, e este evento acontecerá de novo, como o próprio nome indica, daqui a dois anos.
Também na passada semana, a Escola Secundária Frei Heitor Pinto promoveu uma «Feira do Livro». Este evento teve lugar na biblioteca da escola e, de acordo com o coordenador da mesma, Bento Fernandes, teve como objectivos principais «dinamizar a biblioteca, bem como, promover o gosto pela leitura». A adesão a este evento foi também considerada positiva, com os alunos a visitarem a mostra acompanhados dos respectivos professores. A única crítica levantada pelos visitantes é «o elevado preço dos livros». Não obstante este pequeno “inconveniente”, «as vendas estão a correr bem, e ainda que este evento não tenha uma periodicidade certa, realizar-se-á com certeza de novo num futuro próximo».


A escola dedicou uma semana à arte
A escola dedicou uma semana à arte


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior