Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Rita Taborda Duarte é a autora do livro

“A Família dos Macacos” na The White Ravens 2007

A obra infantil “A Família dos Macacos” da autoria de Rita Taborda Duarte (texto) e Luís Henriques (ilustração), publicada pela Editorial Caminho, foi uma das 250 obras seleccionadas para a exposição The White Ravens 2007”. A exposição organizada anualmente pela Biblioteca Internacional da Juventude no âmbito da Feira do Livro Infantil de Bolonha, contou este ano com 250 livros infantis e juvenis em 30 línguas e de 45 países, sendo esta a única obra a representar Portugal.

> Isaura Costa

O livro infantil de versos da autoria de Rita Taborda Duarte, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), e com ilustrações de Luís Henriques, intitulado “A Família dos Macacos” foi editado em 2006 pela Editorial Caminho na sua colecção “Livros dos Quatro Ventos”. A notícia da sua selecção para a exposição The White Ravens 2007 foi recebida, pela mão da Editorial Caminho, “com algum espanto”, diz a autora.
A exposição The White Ravens 2007 é organizada anualmente pela Biblioteca Internacional da Juventude no âmbito da Feira do Livro Infantil de Bolonha. A biblioteca foi fundada por Jella Lepman, jornalista alemã e judia, há cerca de 58 anos, e é hoje um centro de investigação na área da literatura infanto-juvenil de referência internacional. O stand da Biblioteca Internacional da Juventude, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, contará com 250 obras infantis e juvenis provenientes de 45 países e escritos em 30 línguas, sendo a língua portuguesa e Portugal representados pelo livro “A Família dos Macacos”. As obras expostas foram previamente seleccionadas de entre milhares, sendo que são as próprias editoras que propõem os livros à Biblioteca Internacional da Juventude, que durante cerca de um ano procede à selecção.
Rita Taborda Duarte e Luís Henriques haviam já recebido o Prémio Branquinho da Fonseca para literatura infantil, em 2003, pela obra “A verdadeira história de Alice”, e preparam para breve o lançamento do terceiro livro infantil “Os miúdos do piolho e os piolhos do miúdo”, também editados pela Caminho.
Desta forma, mais uma vez a língua portuguesa ultrapassa as fronteiras e reafirma-se com muito orgulho através da literatura.


Rita Taborda Duarte é a autora do livro
Rita Taborda Duarte é a autora do livro "A Família dos Macacos"


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior