Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os Fingertips actuaram no Teatro-Cine da Covilhã, num concerto de solidariedade

Concerto solidário no Teatro-Cine

No passado dia 10 o Teatro Cine da Covilhã recebeu mais um concerto de soliedariedade para o jovem Ricardo Almeida. Este concerto inserido na iniciativa “Uma canção para o Ricardo” é o terceiro e contou com a participação especial da banda viseense Fingertips.

> Joana Barata

No âmbito da campanha de solidariedade, “Uma canção para o Ricardo”, o Teatro Cine da Covilhã, recebeu no passado dia 10, mais uma iniciativa com o objectivo de angariar fundos para continuar a proporcionar uma qualidade de vida melhor ao Ricardo Almeida. Recorde-se que o jovem, de 13 anos, residente na Vila do Teixoso, sofre de Distrofia Muscular tipo Duchenne.
Assim, foram convidados para este espectáculo acústico três bandas, que actuaram gratuitamente. A banda vinda do Algarve, os “The Soldiers”, abriru a primeira parte do espectáculo, e dedicaram ao Ricardo a música “Nunca desistas dos sonhos”. No final do concerto a banda ofereceu ao Ricardo uma t-shirt autografada por todos os membros.
Na segunda parte do espectáculo esteve presente em palco o grupo musical de Castelo Branco “Vox And Friends". A banda compôs uma música especialmente para o Ricardo e que irá ser comercializada em CD.
Por fim subiram ao palco os tão aguardados Fingertips. O grupo tem a cargo a primeira parte do concerto de George Michael, que actuará pela primeira vez em Portugal. Para a banda, apesar do excesso de trabalho, este concerto na Covilhã faz todo o sentido na medida em que indirectamente têm uma ligação familiar com a Covilhã. Zé Manel, vocalista refere que: “Faz todo o sentido apoiarmos uma causa da Covilhã e tocarmos hoje para o Ricardo… é um privilégio porque é uma causa que nos toca a todos. Zé Manel acrescenta ainda: “A nossa presença aqui deve-se porque acreditarmos que podemos utilizar a nossa música para uma causa como esta”. João Carlos Serra, encarregado de educação do Ricardo, mentor e responsável por este projecto é conhecido pela comunidade como um “anjo sem asas”. Apesar dos concertos anteriores, como o concerto dos Four Taste, terem corrido bem, as receitas não são ainda suficientes. João Carlos conta que esta iniciativa teve ínicio no Natal de 2006, com a vinda à Covilhã dos D’zrt: "Foi uma festa íntima para o Ricardo, que acabara de sair do Hospital Pediátrico de Coimbra, após uma intervenção cirurgica, devido a um tumor maligno na perna direita. A partir daí várias bandas tomaram conhecimento e mostraram interesse em fazer um espectáculo", conclui. João Carlos refere que tudo o que deseja ao Ricardo é que: “Seja feliz, e felizmente tenho-lhe dado tudo aquilo que quero”. Conta ainda que “o Ricardo é como se fosse meu filho”, deixando um último apelo: “Haja solidariedade, e se alguém quiser oferecer alimentos, brinquedos ou ajuda para os medicamentos e fraldas, está à vontade para ajudar». Para este concerto foram vendidos cerca de 100 bilhetes. Para já, mais iniciativas estão a decorrer, como um leilão com vários equipamentos de atletas de renome, como Paulo Guerra, Fernanda Ribeiro, e uma camisola do Guarda-redes Ricardo do Sporting Clube de Portugal, do qual o Ricardo é simpatizante. Outras das iniciativas envolvem quiosques da região onde estão à venda pulseiras verdes, ao preço de um euro.


Os Fingertips actuaram no Teatro-Cine da Covilhã, num concerto de solidariedade
Os Fingertips actuaram no Teatro-Cine da Covilhã, num concerto de solidariedade


Data de publicação: 2007-05-15 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior