Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os promotores do evento fizeram um balanço positivo desta semana académica

Semana Académica supera espectativas

Mercado Negro, Blasted Mechanism, e Jaimão encheram mais uma vez o recinto da Semana Académica da Covilhã, que decorreu entre os dias 1 e 5 de Maio. Organizada pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior, em parceria com a empresa “Olá Noite”, proprietária da Discoteca &Companhia, este habitual evento iniciou com a tradicional serenata e culminou com a actuação do cantor Paulo Gonzo, a novidade do cartaz deste ano. Ao contrário do que se esperava, a maioria dos estudantes aderiu a esta iniciativa com todo o furor e alegria habituais.

> Vânia Rodrigues

“Superou todas as expectativas, não esperávamos tanta gente!”, referiu Agostinho Lourenço, que dirige e coordena os núcleos da Associação Académica da Universidade da Beira Interior. A organização e a escolha das bandas foram realizadas juntamente com a empresa “Olá Noite”, a qual concedeu o seu recinto para dar lugar a esta iniciativa, já que a AAUBI não teve nenhum apoio institucional.
A Semana Académica decorreu num armazém junto à antiga pista de house, que foi remodelada este ano. Contudo, a adesão foi bastante significativa, apesar “da comunidade estudantil ter criticado a concessão desta festa universitária aos proprietários da Discoteca &Companhia. Sem eles, talvez não fosse possível a sua realização”, acrescenta o coordenador.
A habitual serenata deu abertura à Semana Académica, uma noite onde a chuva e o frio se fizeram sentir, justificando a fraca audiência de capas negras nessa noite. O mesmo não se pode dizer da noite seguinte, onde os Mercado Negro actuaram mais uma vez neste evento, antecedidos por uma pequena mostra de Capoeira da Covilhã e pelas Moçoilas, a Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Uma banda que considera esta cidade “muito especial, cujos estudantes transmitem uma energia muito positiva”. A festa seguiu-se noite dentro com o Dj Rich, da RFM.
No dia seguinte os festejos começaram cedo com a tradicional “Corrida à Loira”, onde nove equipas de cerca de cinco elementos cada percorreram diversos bares e tascas da cidade para ver quem bebia mais e respondia acertadamente aos questionários propostos por cada júri que se encontrava em cada estabelecimento. As vestes utilizadas pelos participantes foram também avaliadas. A folia culminou no recinto dos festejos da Semana Académica com a divulgação da equipa vencedora: os Limpa Finos. Seguiu-se a actuação da tuna Já B’ubi & TouKuskopus, com muita cerveja e entusiasmo à mistura. A noite culminou e subiu ao rubro com aquele que é considerado único no seu género e um dos melhores entertainers de palco do País: Jaimão.
Uma das bandas mais esperadas do evento actuou no dia seguinte, sexta-feira, antecedida pela actuação da Desertuna, a Tuna Académica da Beira Interior. Blasted Mechanism, uma banda punk hardcore de renome nacional e internacional conhecida pela sua imagem forte extravagante, levou ao rubro os estudantes com o seu estilo de música muito pouco convencional. A noite terminou de madrugada ao som de João Vieira, designer gráfico mais conhecido por DJ Kitten, com música sua que poderá ser descrita como "electro disco-punk and rock ‘n’ roll".
A Semana Académica chegou ao fim no Sábado, dia 5 de Maio, dia em que também foi realizada a tradicional Bênção das Pastas, uma cerimónia religiosa que pretende simbolizar o fim da vida académica do Estudante, onde são abençoadas as Pastas com as fitas dos alunos finalistas.
Nessa mesma noite, o conhecido cantor Paulo Gonzo, acompanhado por uma orquestra de 20 músicos, deliciou e comoveu os muitos estudantes, familiares e também residentes da Covilhã, no evento “que talvez tenha sido o de maior adesão, não só pelos convidados mas também pela Bênção ter sido incorporada neste evento, o que fez com que pessoas vindas de outros locais permanecessem cá para assistir ao espectáculo da noite”, conclui Agostinho Lourenço, da AAUBI.
Luís Veiga & Martin e o italiano Luca Ricci foram os Dj’s que mantiveram a animação e o fervor do público até de madrugada.

> zetnunes @ iol . pt em 2007-06-06 20:36:44
Punk hardcore??? Isso é quase como dizer que a Amália era uma incontornável estrela do Black Metal... E fiquei sem perceber o que foi superado afinal... Desconheço o que são "espectativas".

> driveshaft @ netcabo . pt em 2007-05-18 09:27:19
"Blasted Mechanism, uma banda punk hardcore" LOOOOOOOOOL


Os promotores do evento fizeram um balanço positivo desta semana académica
Os promotores do evento fizeram um balanço positivo desta semana académica


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior