Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A exposição está patente ao público no Edifício Arte e Cultura

“Azulejo Alicatado” em exposição

Vai estar aberta ao público até 25 de Maio a exposição “Azulejo Alicatado” de José Freire. A técnica, apesar de pouco conhecida, tem sido admirada por vários visitantes que elogiam esta iniciativa. O principal objectivo desta mostra é dar a conhecer esta técnica muito antiga, desvendando a sua beleza.

> Isabel Pereira

A exposição “Azulejo Alicatado”, de José Freire, está aberta ao público até 25 de Maio, no Espaço Arte e Cultura da Covilhã.
A mostra tem como principal objectivo dar a conhecer uma técnica já muito antiga e pouco conhecida. Para além disso, esta é a “primeira vez que é realizada na Covilhã uma mostra de azulejos deste tipo”, explica Maria da Luz Teles, auxiliar de serviços gerais da Câmara da Covilhã.
A exposição tem sido visitada por várias pessoas, que consideram que “a mostra é espectacular e algo de único”.
Para exprimir a sua arte, José Freire tem-se inspirado nas várias correntes da azulejaria e na técnica “alicatado”. De entre as obras que trabalha, destacam-se a reprodução de quadros e desenhos de vários artistas como Fernando Pessoa e Luís de Camões.
Assim, o azulejo alicatado é uma técnica utilizada no trabalho de azulejarias. A sua execução assenta no trabalhar azulejos essencialmente com a ajuda de um alicate. As peças trabalhadas são agrupadas das mais diversas formas, permitindo construir uma larga gama de elementos decorativos. Estes elementos, depois de trabalhados são aplicados em painéis, pavimentos, tectos de palácios e até mesmo em murais de jardins.


A exposição está patente ao público no Edifício Arte e Cultura
A exposição está patente ao público no Edifício Arte e Cultura


Data de publicação: 2007-05-15 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior