Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Festa da Primavera contou com um desfile de moda

Estilistas por uma noite

A escola Quinta das Palmeiras recebeu, no passado dia 10 de Maio, pelas 21 horas, a Festa da Primavera, uma iniciativa do quinto grupo disciplinar/Artes Visuais, daquela instituição de ensino. Um espectáculo de dança e moda que pretendeu sobretudo motivar, descontrair e promover a socialização entre pais, alunos e professores.

> Vânia Rodrigues

“Festa da Primavera porque, além de entrar a Primavera, é a luz, é o calor, são as cores, as paisagens, e, acima se tudo, está associada à criatividade, uma característica que deve ser estimulada nos alunos”. Maria Nunes é professora de artes na Escola Quinta das Palmeiras, que, no passado dia 10 de Maio, acolheu centenas de pessoas para assistir a um espectáculo de dança e moda, organizado pelos alunos e professores da escola, juntamente o apoio da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) e do Inatel.
Foi com alguma ansiedade e expectativa que este projecto, inserido no grupo de Educação Visual do 9º ano em colaboração com o Departamento de Desporto, teve início. João Paulo Pinheiro, presidente da escola, fez a abertura solene referindo que “é com grande orgulho que esta instituição vê a união cada vez mais forte entre alunos, pais e professores”. Terminou o seu discurso agradecendo a todos os que colaboraram neste projecto e incentivando-os a ouvirem o programa de rádio da escola que passa na Rádio Cova da Beira todas as sextas, e a visionarem a página da instituição disponível na Internet, para ficarem a par de todos os acontecimentos.
Uma festa dos alunos para os alunos, que começou com um espectáculo de dança sob orientação da professora de educação física Dina Rodrigues.
Posteriormente, seguiu-se um desfile de moda em que foram apresentadas roupas elaboradas pelos alunos, no âmbito da disciplina de Artes Visuais. Realizados e adaptados a partir de materiais recicláveis, roupas velhas e outros adornos não utilizáveis, os cerca de 50 modelos ficaram marcados pela criatividade e originalidade.
A ideia era de os jovens “estilistas” convidarem “manequins” de outras turmas da escola, adaptando os modelos à sua imagem dentro das propostas que tinham. Actuar como se fossem estilistas “de verdade” foi uma forma de “os estimular e motivá-los para as áreas artísticas, até porque temos aqui na nossa universidade o curso de design moda”, refere Maria Nunes. Abordar a cor, saber onde a podemos encontrar e como a explorar constitui objectivo de uma turma do 7ºano, que igualmente participou na elaboração dos trajes.
Os pais também deram “uma mãozinha” na confecção das roupas, facto que a instituição acha “crucial, pois é indispensável a participação da família no crescimento dos seus filhos. Queremos contribuir para uma maior união e transparência entre eles”.
O espectáculo terminou ao som de uma ritmada dança feita por oito alunas da escola.
A adesão do público superou todas as expectativas. Foram cerca de 400 pessoas que assistiram a este evento, o dobro daquelas que se esperavam, estimulando ainda mais a criação deste tipo de actividades.
Diana Ranito, espectadora atenta e aluna da escola refere que “estes eventos são bons na medida em que quebram um pouco a nossa rotina diária, ainda mais quando inseridos numa época em que temos muito trabalho e testes de avaliação, dando-nos força para continuar”.
Uma panóplia de iniciativas a que a Escola Quinta das Palmeiras se dedica ao longo do ano e que não só animam e descontraem, como também contribuem para a decisão posterior do curso ou da profissão a exercer pelos estudantes.
Um empenho e dinamismo que muito se deve ao seu presidente, João Pinheiro considerado pelos colegas como “uma pessoa muito dedicada, sempre pronto a ajudar e apoiar este tipo de actividades, além da capacidade que tem de gerir várias coisas ao mesmo tempo. Uma pessoa extraordinária”. Contudo, Maria Nunes acrescenta que nada se realiza sozinho, “é importante toda a equipa, temos pessoas fabulosas a trabalhar connosco. Existe um empenho mútuo”. Um empenho que garante a qualidade de ensino e o sucesso de todas as acções despoletadas por esta escola covilhanense.
Uma Feira de Produtos será a próxima iniciativa a realizar entre os dias 18 e 19 de Maio, pelas 9h. Organizada pela CAIE – Centro de Apoio à Inovação e ao Empreendorismo, com o apoio do Parkubis e da UBI, esta inovadora actividade, dedicada à promoção do empreendorismo, terá como principal objectivo simular a criação de uma empresa, aplicando as diversas técnicas de negociação.


A Festa da Primavera contou com um desfile de moda
A Festa da Primavera contou com um desfile de moda


Data de publicação: 2007-05-15 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior