Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Unidos alcança um resultado inédito na passagem à final nacional de basquetebol

Unidos na final nacional

Está de parabéns a formação do Tortosendo. A jogar contra uma das principais equipas de basquetebol, a equipa do Unidos conseguiu sempre manter a superioridade e alcançar um resultado final “arrasador”.

> Eduardo Alves

Amiais de Baixo foi o local escolhido para o primeiro jogo de apuramento para a Final Four nacional de Basquetebol. A equipa do Unidos deslocou-se até Amiais para defrontar a formação açoriana do Fayal Sport Club.
Ana Carramana, Ana Seixas, Daniela Damasceno, Ana Raquel, Raquel Duarte, Rita Meireles, Eliana, Mariana Belo, Mariana Antunes, Maria João, Margarida Silva e Joana Dias foram as atletas que, de forma exemplar, conseguiram alcançar um resultado inédito favorável ao Unidos nesta fase das competições, vencendo por uns expressivos 65 - 35.
Na apreciação geral feita pelo treinador Pedro Farinha, que teve como adjuntos Pedro Costa e Nuno Oliveira, este “foi um jogo em que a equipa do Unidos/Beira-Tempera, respondendo ao grande apoio da massa associativa de cerca de duas centenas de pessoas que se deslocaram a Amiais, dominou por completo o primeiro período conseguindo uma vantagem de 3 – 23”. Uma vantagem que se iria prolongar durante todo o jogo, mas que vincou, desde cedo, as intenções do Unidos. A equipa entrou em campo para marcar presença na final nacional deste campeonato.
Já no segundo período a equipa dos Açores corrigiu o sistema ofensivo e através de constantes lançamentos exteriores convertidos, rapidamente reduziu a vantagem para 14 pontos. Mas, o treinador do Unidos, pedindo um minuto, corrigiu os aspectos defensivos, alterando para defesa individual, conseguindo assim equilibrar o jogo até ao intervalo que acabou com uma diferença de 17 pontos para o Unidos.
Nos terceiro e quarto períodos o Unidos “volta a controlar por completo o jogo”, explica Farinha. Rodando toda a equipa sem perder qualidade tanto nos aspectos ofensivos como defensivos, o responsável máximo pela formação consegue levar o Unidos até ao resultado final de 35 – 65.
No final, foi a festa de atletas, dirigentes, pais e apoiantes. Festa que se prolongou durante todo o trajecto de regresso e teve como ponto alto a entrada no Tortosendo onde uma caravana de cinquenta automóveis aguardava a equipa.
“Neste momento é lícito afirmar que as esperanças na vitória na Taça Nacional estão presentes na cabeça dos Tortosendenses que vão jogar o derradeiro jogo no dia 26 de Maio”, acrescenta o treinador da equipa. O Unidos tem agora pela frente a equipa do Vitória de Guimarães que já competiu na fase anterior contra a formação do Tortosendo, ficando em segundo lugar.
O Unidos do Tortosendo já está a organizar uma mega deslocação de apoiantes ao jogo do dia 26 de Maio, com transporte gratuito cedido pela Junta de Freguesia do Tortosendo e adivinha-se que o jogo seja disputado na zona de Coimbra. Para quem quiser usufruir deste transporte pode contactar os serviços administrativos do Unidos do Tortosendo através do nº 275 951 241.

> davidjsilva @ netvisao . pt em 2007-05-16 13:47:43
UNIDOS PELO UNIDOS No passado dia 12 de Maio o Unidos do Tortosendo acrescentou à sua história mais um feito inédito ao qualificar-se para a final da Taça Nacional de Juniores Femininos onde irá defrontar a 27 de Maio o Vitória de Guimarães. Como tortosendense e sócio do Unidos à mais de 25 anos é com orgulho que vejo uma equipa desta instituição presente na final de uma competição nacional. Fui daqueles que teve a felicidade de estar presente na meia final e faltam-me palavras para descrever a emoção vivida. As atletas foram brilhantes, a táctica do treinador eficaz, a dedicação dos seccionistas e dirigentes fantástica, a força do público vibrante. Ver um pavilhão vestido de azul e amarelo com cerca de duas centenas de pessoas a "puxar" pelo nosso Unidos foi formidável e esta força não pode faltar no jogo da final. O Unidos está a um só jogo de poder trazer para o Tortosendo uma Taça Nacional. Vamos ajudar o Unidos a conquistar o troféu. Vamos estar Unidos Pelo Unidos. A presença dos tortosendenses, sócios e simpatizantes do Unidos é importante. Daqui lanço o apelo. Vamos à final apoiar o Unidos. David Silva


O Unidos alcança um resultado inédito na passagem à final nacional de basquetebol
O Unidos alcança um resultado inédito na passagem à final nacional de basquetebol


Data de publicação: 2007-05-15 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior