Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A FCS acolheu este evento

Psiquiatria entra numa nova era

O XXVI Encontro de Psiquiatria juntou na Covilhã várias dezenas de profissionais de saúde desta área. A Faculdade de Ciências da Saúde acolheu o evento onde se debateram as linhas de actuação para os próximos tempos.

> Eduardo Alves

Várias dezenas de profissionais de saúde deslocaram-se à Covilhã para participar no vigésimo sexto Encontro de Psiquiatria. Durante dois dias, a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI recebeu médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares e outros profissionais que lidam de perto com a Saúde Mental.
Uma iniciativa que se desenrolou em torno da “Ligação e Psicossomática” e que foi organizada pelo Grupo de Psiquiatria Consiliar/Ligação Psicossomática do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar da Cova da Beira. De entre as principais conclusões retidas deste encontro, destaque para o trabalho que está a ser desenvolvido nesta área. “Um trabalho de equipa que permite uma maior integração dos nossos pacientes na comunidade”. Carlos Leitão, responsável por este departamento e um dos organizadores deste evento fala mesmo em sinais de distinção dos serviços de Saúde Mental da Covilhã, em relação a muitos outros. Essas diferenças passam sobretudo, “pela capacidade de trabalho em equipa e em ligação com os centros de saúde da região”. Uma forma de tratamento de pacientes que sofrem de perturbações mentais, mas que podem, ainda assim, estar inseridos no seio da sua comunidade e na ligação à sociedade.
Este tipo de actuação tem vindo a ser conseguido “com todo um trabalho de equipa, que engloba vários profissionais de saúde”. Carlos Leitão, médico psiquiatra fala também numa outra face deste serviço de saúde. Segundo este especialista “muitas vezes, o tratamento feito fora das paredes do hospital revela-se bastante proveitoso”.
Este médico, há muito ligado ao Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental fala também na importância da realização deste evento na Covilhã. Carlos Leitão assume a forma positiva “como todo o programa foi pensado para um trabalho de ligação entre os profissionais de saúde e os alunos da UBI”. Uma relação que “está cada vez mais solidificada”. Leitão recorda que “muitos dos alunos do curso de Psicologia fazem já o seu estágio connosco, no Centro de Saúde Mental”. Para além destes “também os alunos de medicina têm agora aqui uma oportunidade de continuarem os seus estudos e aprofundarem uma área, como a da psiquiatria”. Foi também nesse sentido que “houve o cuidado de trazer aqui diversos professores catedráticos para falarem sobre as suas experiências, desde o ensino à aplicação clínica”.
Sobre o novo edifício que vai albergar o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHCB, Carlos Leitão afirma que “é o nascimento de uma nova era nesta vertente médica”. Segundo o médico especialistas, com a passagem deste serviço para as novas instalações “vai haver mais dignidade para a saúde mental”. A tudo isto se junta “uma integração no campus hospitalar e uma maior ligação à Faculdade de Ciências da Saúde”. Segundo o responsável pelo serviço de Psiquiatria do CHCB “esta nova estrutura tem uma colocação estratégica”.


A FCS acolheu este evento
A FCS acolheu este evento


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior