Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As JAC 2007 decorrem entre os dias 16 e 20 de Maio

AeroUBI promovem JAC2007

O Núcleo de Aeronáutica da Universidade da Beira Interior vai promover mais umas Jornadas Aeronáuticas da Covilhã. Durante cinco dias, a Covilhã vai andar “de cabeça no ar”.

> Eduardo Alves

As Jornadas Aeronáuticas da Covilhã (JAC 2007), promovidas pelo Núcleo de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (AeroUbi), assumem-se como um evento dedicado à realização de conferências temáticas no domínio aeroespacial, terminando, habitualmente, com um festival aéreo realizado no Aeródromo da Covilhã.
Este evento realiza-se já, sem interrupções, desde 1996. De tal forma que os promotores deste evento sublinham que “as JAC assumem-se já como um marco referencial no panorama da actividade aeronáutica regional, e mesmo nacional”. As edições anteriores das JAC contaram com a presença de um significativo número de entidades e empresas com destacada relevância no sector aeronáutico nacional e internacional, “o que permitiu elevar o nível qualitativo dos temas abordados e apoiar o crescente número de participantes nas suas actividades profissionais e académicas”, referem os membros do AeroUBI. De entre o vasto número de entidades que participaram nas edições anteriores, destacam-se, a nível nacional: OGMA, S.A., TAP AirPortugal e TAP Manutenção e Engenharia, Portugália, INAC, ANA, IST, DynAero, Deimos, entre outros. No plano internacional, as JAC receberam a participação de representantes de algumas das mais importantes empresas mundiais no domínio aeroespacial, designadamente: Airbus, Rolls-Royce, Embraer, ESA, entre outras.E este ano parece não fugir à regra de sucesso das edições anteriores. Desta forma, as JAC 2007 contarão com um ciclo de conferências que terá lugar no anfiteatro 8.1. do Edifício das Engenharias, entre os dias 16 e 18 de Maio de 2007. Conferências estas que são organizadas em directa colaboração com o Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI. A distribuição diária e temática destas conferências estarão orientadas, essencialmente, para três áreas no domínio aeroespacial, designadamente: UAV (Unmanned Air Vehicles), saídas profissionais/mercado de trabalho e segurança do transporte aéreo. No caso particular deste último tema, haverá lugar a uma conferência internacional inserida no âmbito do Curso de Especialização em Segurança no Transporte Aéreo, organizado conjuntamente pelo IST, APPLA e UBI.
O AeroUbi promoverá, a exemplo dos anos anteriores, um festival aéreo no aeródromo da Covilhã, nos dias 19 e 20 de Maio. Os responsáveis esperam uma elevada participação por parte de empresas aeronáuticas, aeroclubes e outras entidades que operam no sector aeronáutico nacional. Para além da exibição de acrobacias aéreas e demonstração de desempenho de algumas aeronaves, este evento possibilitará “a realização de baptismos de voo, voos em simulador e a observação de diversas aeronaves em exposição estática”, garantem os promotores das JAC. Paralelamente, decorrerão diversas demonstrações na área do aeromodelismo.


As JAC 2007 decorrem entre os dias 16 e 20 de Maio
As JAC 2007 decorrem entre os dias 16 e 20 de Maio


Data de publicação: 2007-05-15 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior