Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A equipa de Futsal feminino da UBI conquistou esta época o segundo lugar do Campeonato Nacional Universitário

UBI é vice-campeã nacional em Futsal feminino

Contra-ataques rápidos e lances conduzidos pela união de grupo levaram a equipa da UBI à final do Campeonato Nacional Universitário

> Cátia Felício

A equipa da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) chegou à final do Campeonato Nacional Universitário de Futsal Feminino e consagrou-se vice-campeã nacional. A prova decorreu em Guimarães, entre 30 de Abril e 2 de Maio. A formação da Beira Interior acabou por perder na final, por 5-2, frente à Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI), actual campeã nacional da modalidade. É a quarta vez que a equipa da AAUBI sobe ao pódio no Campeonato Nacional Universitário de Futsal feminino.
Ana Lopes é uma das três atletas federadas a jogar pela equipa da UBI e foi eleita para o cinco ideal da prova, na posição de ala. A estudante frequenta o primeiro ano de Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior e diz que a equipa fez um bom jogo de equipa. O ponto forte? A união de grupo, responde sem hesitação.“Neste último CNU nós não jogámos, a meu ver, tão bem como nos últimos torneios. Talvez estivéssemos nervosas ou por ser o último”. Mas faz um balanço positivo e salienta que a equipa teve uma boa prestação. “Nós temos qualidades que as outras equipas lá não demonstraram. Por isso o segundo lugar que tivemos”.
Daniela Silva é a capitã da equipa de Futsal feminino da Universidade da Beira Interior e joga há cinco anos com a camisola da AAUBI. “Este ano foi óptimo, comparado com os outros desde que eu estou na equipa. Já há cinco anos que estou aqui. Acho que foi um trabalho magnífico pelo trabalho que fizemos, dos open’s que ganhámos e depois a recompensa. Não foi a recompensa ideal mas já foi uma boa recompensa termos chegado ao segundo lugar”. Adianta que a equipa da AEISMAI, contra quem a formação da Beira Interior disputou a final, “tinha jogadoras muito forte a nível individual”.
Também Arménio Coelho, treinador da equipa da AAUBI, faz um balanço positivo. “Olhando aos objectivos a que nos propusemos no início do campeonato, as coisas correram pelo melhor. Nunca tínhamos feito um campeonato tão regular e tão bom a nível de resultados”. Destaca como ponto forte a vontade que as jogadoras sempre tiveram para “conseguir fazer mais e melhor”. Acrescenta que as atletas “foram sempre muito disciplinadas, muito assíduas e daí que conseguimos ter sempre gente capaz para interpretar não só as minhas indicações, mas também a qualidade técnica individual que cada uma delas tem”.
Já treinou uma equipa de juvenis, no Fundão, há três anos. Este ano conciliou o treino dos juniores de Alcaria, ao mesmo tempo que treinava a equipa da UBI. Arménio Coelho diz que o campeonato foi extremamente positivo. Na final, “acusámos muito jogo, tivemos alguma ansiedade. Emocionalmente estivemos bem, equilibrados, só que na hora da finalização não conseguimos executar”. Mostra-se confiante que na próxima época desportiva será possível conquistar o troféu de primeiro lugar. “Se mantivermos a mesma estrutura, formos humildes, continuarmos a trabalhar como temos trabalhado até aqui, não tenho dúvidas nenhumas que para o ano iremos discutir a final de outra maneira”, garante Arménio Coelho.

A UBI em CNU’s anteriores

A equipa da UBI já tinha subido ao pódio três vezes. Na época de 1998/99, na Covilhã, conquistou o segundo lugar no CNU. Na temporada seguinte, em 1999/00, o CNU decorreu em Évora, e a equipa da UBI volta a consagrar-se vice-campeã nacional. Em 2001-02, o campeonato decorreu em Guimarães e termina com a UBI em terceiro lugar.Na época 2004-05, na Guarda, ainda foram apuradas mas não passaram da fase de grupos.



A equipa de Futsal feminino da UBI conquistou esta época o segundo lugar do Campeonato Nacional Universitário
A equipa de Futsal feminino da UBI conquistou esta época o segundo lugar do Campeonato Nacional Universitário


Data de publicação: 2007-05-15 00:02:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior