Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A mostra está patente ao púlico na sede da RTSE

Exposição assinala 50 anos da Região de Turismo

Uma nova galeria com fotos dos dez presidentes foi inaugurada para celebrar os 50 anos da RTSE. Uma data que se assinala quando existem “pressões”, segundo Jorge Patrão, para que se crie o Centro de Portugal, que “seria mortífero” para a região .

> Notícias da Covilhã

A inauguração de uma galeria dos dez antigos presidentes da Região de Turismo da Serra da Estrela, na passada semana, foi uma das formas encontradas para celebrar os 50 anos deste organismo. Os painéis vão ficar em permanência na sede, junto ao Jardim Público da Covilhã. No mesmo local está patente, até ao final do mês, uma exposição documental e fotográfica sobre a criação e história da mais antiga região de turismo do País, actualmente alargada a mais municípios.
A entidade, agora presidida por Jorge Patrão, veio suceder à Comissão de Iniciativa da Serra da Estrela, criada em 14 de Março de 1923. A 2 de Maio de 1957 foi decretada a formalização da região de turismo, que teve como primeira sede o edifício onde actualmente funciona o restaurante Montiel.
Esse é um dos factos históricos documentados na exposição, em fotografia. Assim como a visita em 1935, às Penhas da Saúde, de Salazar, que era pouco dado a viagens. Na mostra é também possível ver fotografias da construção da Lagoa Comprida, com os inúmeros trabalhadores em pose e gravata, a antiga pista de esqui que existia nos Piornos ou várias imagens de locais na serra.
Livros de actas e um antigo livro com recortes de imprensa sobre a RTSE, que em breve será digitalizado, constam também do acervo. Um outro documento relevante é o que comprova a doação, por parte de Artur Moura Quintela, de 200 hectares de terreno nas Penhas da Saúde. A partir de Junho a exposição vai percorrer os postos de turismo dos concelhos que integram a região de turismo.
O outro registo, o dos antigos líderes da entidade, merece especial atenção de Jorge Patrão, por entender que “todos os dez presidentes contribuíram para o engrandecimento da marca Serra da Estrela”. “Quando tudo começou não havia sequer estradas na Serra nem aproveitamento turístico”, acrescenta, para sublinhar de seguida que agora a Serra da Estrela é identificada por todos os portugueses.
Os painéis vão desde João Alves da Silva, o primeiro responsável, até Alberto Alçada Rosa e Alfredo Pinto da Silva, os dois últimos presidentes que antecederam Jorge Patrão, no cargo desde 1998. Vivo está apenas Alçada Rosa, mas na cerimónia de inauguração estiveram também presentes familiares de outras figuras representadas.
No âmbito do programa comemorativo o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, visita a região hoje terça-feira, 15. Dia em que será colocada a primeira pedra em alguns empreendimentos.


A mostra está patente ao púlico na sede da RTSE
A mostra está patente ao púlico na sede da RTSE


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior