Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os municípios da Covilhã e da Bela Vista (Cabo Verde) vão agora estar mais ligados

Bela Vista e Covilhã estudam cooperação

O Presidente da Câmara de Bela Vista, em Cabo Verde, deslocou-se à Covilhã na passada semana, para identificar oportunidades, conhecer a realidade local e ver em que áreas os dois municípios podem colaborar.

> Notícias da Covilhã

Ainda “na primeira metade deste ano” a viagem será retribuída por uma comitiva covilhanense “diversificada”, nomeadamente com empresários e técnicos de várias áreas, com o mesmo objectivo.
Por não querer uma ligação vazia, José Pinto de Almeida, presidente da autarquia de Bela Vista, diz que os contactos servem para identificar áreas concretas em que possa existir efectivamente colaboração. O caso do saneamento básico é uma delas, em que perspectiva troca de conhecimentos.
Carlos Pinto, edil da Covilhã, adianta que a Educação, tendo em conta o elevado número de estudantes de Cabo Verde a residir na cidade, é um sector com um grande potencial para intercâmbios. Inclusivamente, o reitor da Universidade da Beira Interior será um dos convidados a visitar Cabo Verde.
Neste momento está-se numa fase de prospecção, mas o autarca serrano realça que o incentivo a estudantes com dificuldades, a preparação sectorial de pessoas, com a transmissão de conhecimentos em áreas mais avançadas no concelho, ou a parceria com professores, podem ser algumas das formas de colaboração.
Para já, não está em perspectiva uma eventual geminação. Até porque Carlos Pinto sublinha que “a aproximação entre cidades é um caminho que é preciso ser feito por passos”.
O autarca acrescenta que “as geminações só têm significado quando se criam amarras, para frutificarem”, como está a acontecer com Blumenau, no Brasil, exemplifica. “Quando é só um acto solene, gera frustração”, salienta. Por isso apostam em criar ligações e fortalecê-las.
Bela Vista fica numa das ilhas cabo-verdianas e tem sete mil habitantes. Segundo José Pinto de Almeida, tem como motor o turismo. Em Junho é inaugurado na localidade um aeroporto internacional, o que leva o autarca a ter expectativas relativamente a um incremento da hotelaria.
Depois de ser recebida na Câmara da Covilhã a comitiva da Bela Vista visitou o Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia e o Jardim do Lago.

> andronitch @ gmail . com em
Embora a ilha seja muito bela, chama-se Boa Vista e não "Bela Vista".


Os municípios da Covilhã e da Bela Vista (Cabo Verde) vão agora estar mais ligados
Os municípios da Covilhã e da Bela Vista (Cabo Verde) vão agora estar mais ligados


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior