Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Associação Desportiva da Estação vai pedir a Ricardo Carvalho que visite a Covilhã

Sporting, Benfica e Bétis no 5º Torneio Diamantino Costa

A ADE realiza o torneio, pela quinta vez, nos dias 2 e 3 de Junho, em homenagem a um homem que muito contribuiu para o crescimento da colectividade. Sporting, Benfica e Bétis são os cabeça de cartaz, num evento que quer, no futuro, passar as fronteiras da Península Ibérica.

> Notícias da Covilhã

“Queremos sair da Península e ter equipas do resto da Europa. Este ano contactámos equipas alemãs, inglesas, belgas e holandesas, mas não foi possível tê-las cá. Mas a partir do 10º torneio queremos ver se atingimos o patamar do Torneio da Pontinha”. Foi este o desejo expresso pelo presidente da direcção da Associação Desportiva da Estação (ADE), Victor Rebordão, na passada sexta-feira, 4, dia em que a colectividade covilhanense apresentou o programa do 5º Torneio Internacional Diamantino Costa. Um evento que pretende “perpetuar” o nome de um homem que muito contribui para o crescimento da colectividade, que ao longo dos anos tem acumulado títulos distritais no futebol jovem e formado jogadores de reconhecido valor, como é o caso da nova estrela do Sporting, Yannick Djaló.
Trata-se de um evento destinado a equipas de futebol de sete, em escolas e infantis, que contará com a presença de grandes equipas portuguesas e espanholas. Nas escolas, para além das duas equipas da casa, marcam presença o Beira-Mar e o Olivais. Mas é nos infantis que estarão as equipas cabeça de cartaz, como o Sporting, Benfica e Bétis de Sevilha, isto para além do Badajoz, Vitória de Guimarães e CAD do Entrocamento. E obviamente, duas equipas da ADE. Um torneio que decorre nos dias 2 e 3 de Junho, embora as equipas participantes sejam recebidas no dia 1, com um jantar na Quinta das Palmeiras. Quanto ao alojamento, será no Hotel Serra da Estrela.
Aliás, diz Victor Rebordão, sem o apoio da Turistrela “não seria possível realizar este torneio”. O evento está orçado em cerca de 15 mil euros e conta também com apoios da Câmara, Junta de Freguesia e Intermarché. Mas este ano organizar o evento “foi mais difícil”, lembra o presidente da Assembleia Geral, Luís Fiadeiro, pois há poucos meses atrás um incêndio na rouparia da ADE quase parou a actividade do clube.
Quanto ao modelo competitivo, este ano foi alterado. Depois dos encontros de sábado, todas as equipas irão jogar no domingo de manhã, de modo a se definirem as classificações finais, desde o oitavo ao primeiro, o que não acontecia em edições anteriores. O que tornará o torneio “mais verdadeiro”.
Este ano, a colaborar com a ADE está o árbitro de primeira categoria nacional, Carlos Xistra, que será responsável pela arbitragem do mesmo. Xistra divulgou mesmo os árbitros que estarão no torneio, sendo cinco deles do distrital (Pedro Ribeiro, Paulo Abrantes, Ricardo Fernandes, Alexandre Rato e Tiago Gonçalves), dois da Terceira Divisão (João Brás e Ângelo Correia) e três da Primeira. Ou seja, o próprio Xistra e dois internacionais portugueses, Duarte Gomes e Pedro Proença. Juízes que se “disponibilizaram logo a vir”, segundo o árbitro covilhanenses, que virão de foram graciosa e assim ajudarão a “prestigiar ainda mais este evento” confia Carlos Xistra. Outros dois antigos homens do apito na região serão homenageados. Caso de Félix Rabasquinho e José Pinto.
O ADE queria que o evento tivesse, à semelhança de outros que se fazem no País, um patrono. E esse seria Yannick Djaló, jogador do Sporting, que ainda no Inverno passado veio à Covilhã entregar uma camisola do seu actual clube à ADE. Só que o jovem internacional português deverá nessa altura estar no Europeu de Sub-21, pelo que não poderá vir à Cidade Neve. Mas quem poderá estar é o jogador do Chelsea, Ricardo Carvalho, caso não recupere da lesão que o atirou para fora dos relvados. Caso contrário, estará em representação de Portugal a jogar na Bélgica. À semelhança do ano passado, João Alves e Álvaro Magalhães podem repetir a presença.


A Associação Desportiva da Estação vai pedir a Ricardo Carvalho que visite a Covilhã
A Associação Desportiva da Estação vai pedir a Ricardo Carvalho que visite a Covilhã


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior