Voltar à Página da edicao n. 379 de 2007-05-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi mais uma vez o local escolhido para a cerimónia

Finalistas assinalam “Bênção das Pastas”

Mais uma vez um mar de gente encheu por completo o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Covilhã, para presenciar a cerimónia da “Bênção das Pastas”. Este ano, cerca de 800 alunos da UBI assinalaram o final das suas licenciaturas.

> Eduardo Alves

Foi na manhã do passado sábado, 5 de Maio, que várias centenas de alunos da UBI participaram na cerimónia da “Bênção das Pastas”. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi o palco escolhido para este evento que contou também com a presença de largos milhares de pessoas – familiares e amigos dos estudantes – que se deslocaram à “cidade neve”.
Este ano, a cerimónia ficou marcada pela presença de vários cursos novos. No leque de cores das fitas destinadas às várias licenciaturas, surgem novos tons que simbolizam Medicina, o Cinema, o Design Industrial e o Design de Moda.
A cerimónia da “Bênção das Pastas” foi presidida pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Na sua intervenção, este representante da Igreja Católica lembrou aos licenciados “o importante papel que têm de desempenhar na construção de uma sociedade mais justa, culta e unida”.
A iniciativa que conta com a organização da Capelania da UBI e com o apoio da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e dos vários núcleos de estudantes juntou, este ano, um verdadeiro mar de gente na Covilhã. O número elevado de estudantes, a que acresceu os alunos das novas licenciaturas foram motivos para o número assinalável de familiares e amigos nesta cerimónia.
Durante a tarde, decorreu também a entrega de diplomas e cartas de curso aos alunos que terminaram as suas licenciaturas no ano passado ou defenderam as suas teses de mestrado. Também esta iniciativa ficou marcada pelo elevado número de pessoas, ao ponto de ser transferida para a Auditório Maior da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
Manuel José Santos Silva, reitor da UBI, entregou cerca de 580 diplomas de licenciatura e 99 cartas magistrais, referentes a teses de mestrado prestadas na UBI durante o ano passado.
Na sua intervenção, o responsável máximo pela instituição de ensino superior, destacou os elevados números de licenciados pela UBI, como “prova da importância e da capacidade de formação que esta universidade tem”. Santos Silva lembrou aos antigos alunos da instituição que estes “representam a melhor prova das capacidades da UBI”. O desempenho destas no mundo laboral e no desenvolvimento da sociedade “é a melhor imagem de marca da instituição”.

> luismonteiro . net @ gmail . com em 2007-05-10 10:14:03
Há uma imprecisão no texto. De facto onde está escrito "Ciencias Médicas" devia estar "Medicina". Também o "mar de gente" parece ser uma expressão que não expressa a realidade. Existia muito espaço à sombra, e atrás da "Santa". Luís Monteiro

> a12340 @ ubi . pt em 2007-05-14 14:27:27
De facto esta bênção teve algumas partes interessantes como sempre, pessoas a fazerem vários Kms para verem os seus filhos nesta celebração e acabam por não ver absolutamente nada,será isto justo???com um estádio com tantas condições não poderia a bênção ser ai???


O Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi mais uma vez o local escolhido para a cerimónia
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi mais uma vez o local escolhido para a cerimónia


Data de publicação: 2007-05-08 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior