Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Várias actividades culturais decorreram um pouco por toda a cidade

AAUBI leva cultura à população

Música, teatro, dança, cinema, pintura, gastronomia, artesanato, circo e política tomaram de assalto a cidade da Covilhã. Uma verdadeira mostra de artes, numa iniciativa que promete continuar.

> Igor Costa

O projecto é inédito na cidade, e reuniu em poucos dias uma vasta montra cultural. Durante os dias 23 e 24 de Abril, diversos espaços da Covilhã assistiram à passagem de artistas amadores e profissionais. A iniciativa quis ser palco para artistas escondidos e diversificar a oferta cultural da cidade. Desta vez foram convidados grupos de várias proveniências, mas o objectivo para a próxima edição é apresentar 80 por cento de artistas da Beira Interior.
“Mais que descoberta, Proktu é a emergência simbólica desse lugar fabuloso que é o Interior”. É assim que os organizadores do evento apresentam o conceito desta “montra artística”, uma “mostra que raramente se vê”. A promoção coube à Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), mas foi Luís Fernandes quem dirigiu o programa. Um dos objectivos era limpar a imagem de uma AAUBI exclusivamente virada para actividades de multidões como a Semana Académica ou a Recepção ao Caloiro. No plano cultural, a intenção do estudante de Economia foi “mostrar que também se fazem coisas no mundo amador”.
Na organização do certame, os apoios do Instituto Português da Juventude (IPJ), Câmara Municipal da Covilhã (CMC) e Junta de Freguesia da Conceição (JFC) revelaram-se fundamentais. Salvo raras excepções, «os privados não se mostraram receptivos a patrocinar a actividade, um investimento que é visto como sendo a fundo perdido». Um erro estratégico, no entender de Luís Fernandes, “pois se queremos voltar a captar o interesse de outros empresários, é necessário mostrar que a Covilhã é um sítio apetecível para viver”. O estudante vê na Serra da Estrela um conjunto de oportunidades por aproveitar, “por isso acho crucial que se comecem a desenvolver estratégias que visem o desenvolvimento destas áreas”.
Uma das parcerias mais intensas deu-se com o grupo da Lusofonia da UBI. “Este ano queremos contar primordialmente com a expressão lusófona genuína, nos seus matizes próprios”, revela a organização. Para além disso, “a festa da Lusofonia é um espectáculo cultural muito rico para a Covilhã, pelo que há interesse da parte do Proktu e em especial da AAUBI em poder dinamizá-lo”, explica Luís Fernandes.
O Proktu assume-se como um projecto para continuar, enquanto houver apoios. Por isso, mais que para a chuva, as críticas do estudante de Economia vão para a reitoria: “Era bom que a UBI visse na AAUBI um órgão que está aqui para ajudar os estudantes da universidade, e gostaríamos que contribuísse mais na próxima vez que organizarmos este tipo de eventos”. No final, o sentimento era de alegria e dever cumprido, numa actividade que contou com cerca de mil espectadores.


Várias actividades culturais decorreram um pouco por toda a cidade
Várias actividades culturais decorreram um pouco por toda a cidade


Data de publicação: 2007-05-01 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior