Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Teatro das Beiras recebeu uma peça inspirada na obra de Roland Topor

«Cozinha Canibal» no Teatro das Beiras

A peça inspirada na obra de Roland Topor «Cozinha Canibal», que contou com a brilhante interpretação do actor egitaniense Rui Nuno, esteve em cena no passado dia 28 de Abril no auditório do Teatro das Beiras.

> Carla Nicolau

Durante 90 minutos, toda uma plateia se rendeu às receitas «canibais» cozinhadas pelo actor Rui Nuno.
«Cozinha Canibal» é uma peça bem-humorada, com um leve toque de cinismo e crueldade, e com um estilo provocatório, levemente a resvalar para o pornográfico.
Nesta peça, cuja interpretação se encontra totalmente a cargo do actor Rui Nuno, várias personagens são desempenhadas, as quais vão desde a mais evidente, cozinheiro, até apresentador de televisão, passando por muitas outras como cirurgião, operário, Dj e marionetista. Todas estas personagens têm no entanto um fim comum, o de preparar receitas canibais, e foram todas talentosamente interpretadas pelo actor Rui Nuno, actor natural da Guarda, co-fundador do teatro AQUILO, onde interpretou diversas peças.
Mas para além da excelente representação do actor, é também de salientar os dotes vocais do mesmo, os quais são patentes aquando das intervenções musicais existentes na peça. É, portanto, de louvar o enorme talento deste actor, que numa só peça «cozinha, come, canta e ainda por cima anima-nos com velhos discos de vinil da Rádio Altitude», onde o actor também já trabalhou.
Encontra-se integrado na Companhia permanente do Centro Cultural de Évora, após ter feito o Curso de Formação Teatral desta instituição, onde interpretou diversas peças de que são exemplo «O Juiz da Beira», de Gil Vicente e «Tristão e Isolda» de Richard Wagner, e faz parte desde 1990 da Companhia Permanente de Teatro Garcia de Resende.
«Cozinha Canibal» é baseada no livro de receitas de Roland Topor (multifacetado artista francês) que dá pelo mesmo nome. O livro era no entanto «um pouco monótono», pelo que, algumas ligeiras alterações levadas a cabo pelo encenador Américo Rodrigues e pelo próprio actor Rui Nuno, conseguiram transformá-lo nesta belíssima e divertida peça.


O Teatro das Beiras recebeu uma peça inspirada na obra de Roland Topor
O Teatro das Beiras recebeu uma peça inspirada na obra de Roland Topor


Data de publicação: 2007-05-01 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior