Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As olimpíadas juntaram alunos de várias escolas secundárias da região

UBI recebe terceira edição das Olimpíadas de Química Júnior

O Departamento de Química da UBI recebe os alunos das escolas do distrito de Castelo Branco e Guarda para participarem nas Olimpíadas de Química Júnior.

> Susana Goncalves

As Olimpíadas de Química Júnior tiveram lugar no sábado, dia 21 de Abril, no anfiteatro Prof. Pinto Peixoto e na sala 4.01 da Universidade da Beira Interior (UBI), organizadas pelo Departamento de Química da UBI em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química.
O principal objectivo destas Olimpíadas é despertar o interesse dos alunos pela química e pelas ciências exactas e tecnológicas, para que estes futuramente se dediquem ao estudo da química. Porém os resultados deste tipo de eventos, «apenas poderão ser comprovados a longo prazo».
Segundo Helena Gandeira, professora do Departamento de Química da UBI, este evento surgiu há três anos. «Foi uma ideia da Sociedade Portuguesa de Química, que falou com as universidades a nível nacional, se estas queriam participar neste evento, e a aceitação foi geral». Todas as universidades que aceitaram participar nas Olimpíadas de Química Júnior acolhem neste dia os alunos das escolas da sua área ou distrito, no caso da UBI acolheu alunos do distrito da Guarda e de Castelo Branco.
De acordo com Helena Gandeira, “tem havido um aumento de alunos a participar, este ano inscreveram-se 93 estudantes, e estão a concorrer neste momento 87 alunos.” O que demonstra a adesão positiva que as Olimpíadas de Química Júnior tiveram este ano, tendo em conta que o número de participantes tem vindo a aumentar desde o primeiro ano que surgiu o evento.
As Olimpíadas de Química Júnior consistiram numa prova que se dividia em duas partes. A primeira implicava a resposta a 40 perguntas de escolha múltipla em Power Point, e a segunda consistia em 20 provas de bancada em que os concorrentes observavam o que estava em cada bancada e respondiam à questão que lhes era feita. A última prova foi feita com elementos do quotidiano, com coisas do dia-a-dia que se encontram directamente relacionadas com a química.


As olimpíadas juntaram alunos de várias escolas secundárias da região
As olimpíadas juntaram alunos de várias escolas secundárias da região


Data de publicação: 2007-05-01 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior