Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Alves Dias é um dos artistas a expor no Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios

Arte no Museu dos Lanifícios da UBI

Amélia Rute, José Mouga e Alves Dias são os autores das obras expostas nas galerias de exposições temporárias do Museu de Lanifícios

> Cátia Felício

Três exposições de pintura e arte têxtil estão desde ontem expostas nas Galerias de Exposições Temporárias do Museu de Lanifícios da Universidade da beira Interior (UBI). Há desde peças em têxtil, pintura, máscaras e até objectos que despertam o interesse.
No núcleo da Real Fábrica de Panos encontra-se o trabalho de Amélia Rute, que concilia o gosto pela arte têxtil com a profissão de docente no Departamento de Química da UBI.
Já noutro edifício do Museu de Lanifícios -Núcleo da Real Fábrica Veiga - estão os trabalhos de outros dois artistas. Quando se entra neste espaço, a primeira exposição com que o público se depara é a de “Desenhos e Pinturas”, 2001/2007, de José Mouga. E onde se encontra o último quadro de José Mouga, basta seguir pelo corredor ao encontro de DES.A.FIOS, a exposição de Pintura e Arte Têxtil da autoria de Alves Dias. O artista natural de Vila de Rei trouxe até à Covilhã trabalhos que deixam transparecer a essência a África. Há máscaras, quadros, tecidos bordados, madeira. Há tons quentes, criatividade e um sem fim de técnicas mistas capaz de prender o olhar ao mais distraído.
A inauguração teve lugar ontem, dia 30 de Abril, no âmbito das comemorações do vigésimo primeiro aniversário da UBI. Além de Manuel Santos Silva, reitor da UBI, estiveram presentes Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios e os artistas que criaram as obras expostas e que aproveitaram a ocasião para desvendar mais sobra cada peça.
As exposições estarão patentes ao público até dia 30 de Junho de 2007. As obras podem ser visitadas em horários distintos. Os trabalhos de Amélia Rute, expostos no núcleo da Real Fábrica de Panos, podem ser vistos, de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 12h00 e das 14h30 às 18h00. As obras de José Mouga e de Alves Dias, expostas no núcleo da Real Fábrica Veiga, estão patentes ao público de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h30 às 17h30.


Alves Dias é um dos artistas a expor no Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios
Alves Dias é um dos artistas a expor no Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios


Data de publicação: 2007-05-01 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior