Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O sarau decorreu no Teatro-Cine da Covilhã

“No stress! Don’t worry, be happy!!”

O Teatro-Cine encheu, na passada sexta-feira, para o 11º Sarau Cultural da Escola Secundária Campos Melo. Uma noite sem stress nem preocupações, onde alunos e professores mostraram uma outra faceta deles mesmos, para além daquela que lhes é exigida dentro da habitual sala de aula.

> Cristina Reis

“No stress! Don’t worry, be happy!!” foi o tema e, simultaneamente, o conselho que a Escola Secundária Campos Melo exaltou no seu 11º Sarau Cultural. O Teatro-Cine da Covilhã ficou lotado na noite de 20 de Abril, com as cerca de mil pessoas que quiseram assistir à habitual festa da escola.
O esforço por parte dos alunos, professores, e de todas as pessoas envolvidas nesta festividade escolar resultou numa noite bem animada, cheia de criatividade, humor e, sobretudo, sem lugar para o stress.
“O novo estatuto da carreira de docente, o concurso para professor titular, as reuniões, as aulas de substituição que nos obrigam a dar e mais uma série de preocupações transtornaram o dia-a-dia dos professores, causando stress”, justifica Leonor Lobo para a escolha do tema deste ano.
A organizadora, em parceria com Maria José Soares, conta que “quando há mudanças há sempre necessidade de adaptação à nova situação, mas isso causa muitos aborrecimentos. Um dia, uma colega na sala de professores disse ‘no stress’ e outra acrescentou ‘don’t worry, be happy’”, e assim surgiu o tema”.
Leonor Lobo e Maria José Soares, para além de docentes e organizadoras do Sarau, são as coordenadoras do clube “Criar laços”, cujo objectivo é precisamente criar amizades e vínculos afectivos “e nós tentamos faze-lo com todo o corpo docente e não docente da escola. Muitas vezes implicamos também os pais e convidamos todos os anos uma escola ou uma instituição”, explicam as docentes. Este ano calhou à escola lisboeta de Tai Shi e às adufeiras do Paúl o convite para participarem no sarau.
No entanto, apesar de serem as coordenadoras, Leonor Lobo chama a atenção que “este evento é o resultado de um trabalho de equipa, que envolve muita gente, desde o clube de teatro, ao grupo das artes, aos funcionários, e especialmente professores e alunos, que têm aderido cada vez mais de ano para ano”. A docente sublinha, ainda, que “toda a preparação da arquitectura do sarau é feita fora das horas que nos compete dar e é muito complicado disponibilizarmos 90 minutos extra todas as semanas”.
Os preparativos para o grande dia começam logo no início do ano e as docentes acreditam que todo o esforço que exige acaba por ser compensado com a marca positiva que deixa na memória dos alunos.
Na opinião de Maria José Soares, “o sarau contribui para o desenvolvimento integral do aluno, porque é aqui que ele aprende a representar, a cantar, a ser criativo. Ao mesmo tempo, o aluno mostra-nos uma outra faceta e outras competências que aqui pode desenvolver, e que em contexto de sala de aula seria impossível, tal como nós, mostramos um outro lado nosso que por vezes os surpreende”.
Após o “Arrasa Comigo”, “Las plumas volantes”, “A evolução do Homem”, as danças de Hip Hop e os momentos musicais, eis que chega o momento mais esperado da noite: a entrega dos “Melos 2007”. Este ano, os professores vencedores foram Tânia Alves com o Melo na categoria “O maçarico”, Cristina Ribeiro na categoria “Corrente alternativa” e Arménia Vieira arrecadou o Melo “Curto-circuito tecnológico”. Foram ainda atribuídos Melos para o melhor professor em “Corrente Contínua” e “Em estado de choque”, cujos vencedores foram Maria José Soares e Elsa Duarte, respectivamente. O prémio alto é, como sempre, o “Melo de Honra”, onde se distinguiram Luís Lopes e José Barbosa.
Quanto aos alunos, coube a Marco Verde o Melo “Sou o maior da minha aldeia” e, em contrapartida, David Mendes arrecadou o Melo “Uef Ga ga”. Os melos “caloiro e caloira 2006/2007” foram atribuídos a João Carvalho e a Margarida Barata, e Manuel Ribeiro e a Maria Fael foram eleitos o “Casal sensação”. Já os Melos para os “Sex symbols” da escola foram entregues a Fábio Martins e Luciana Real. Os funcionários da escola também merecem ser premiados, pelo que o Melo “O melhor funcionário” coube a José Nuno.
O espectáculo encerrou por volta das 2:30 da manhã com a actuação da Desertuna, convidada pela organização como forma de agradecimento a Pedro Nascimento, o tunante responsável pela preparação das coreografias do sarau.


O sarau decorreu no Teatro-Cine da Covilhã
O sarau decorreu no Teatro-Cine da Covilhã


Data de publicação: 2007-05-01 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior