Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Teatro-Cine da Covilhã acolheu o espectáculo musical

Recital de Canto e Piano no Cine Teatro

No passado dia 21 de Abril a soprano Filipa Lã e o pianista Nuno Santos Dias, ambos naturais da Covilhã, acompanhados por Bruno Silva e João Barroso no clarinete e oboé respectivamente, abriram as festividades do 25 de Abril da cidade-neve, com um recital de canto e piano.

> Carla Nicolau

O espectáculo decorreu no Teatro Cine às 21.30 horas, num palco preenchido com velas, flores, um piano e uma tela. O público, não muito numeroso, viu um concerto dividido em quatro momentos principais, com repertórios de Joaquín Rodrigo, Joseph Marie Canteloube, Dimitri Chostakovitch e António Pinho Vargas. No final registou-se um jantar de convívio na cervejaria recém aberta Portugália.
Filipa Lã e Nuno Santos Dias estudaram no Conservatório Regional de Música da Covilhã, porém haveriam de trilhar rumos diferentes. Lã frequentou o curso livre de canto de António Salgado e o curso complementar de canto do Conservatório de Música em Coimbra. Em Londres, frequentou a Guidhall School of Music and Drama e completou o mestrado e Doutoramento em canto pela universidade de Sheffield. Neste momento a cantora concilia investigação em música, na área da voz e espectáculos. Como investigadora, apresentou vários seminários sobre a voz em Aveiro, Coimbra, Manchester e Londres. Entre as suas conferências internacionais destacam-se: “Podium Presentation na 5th Pan European Voice Conference, Graz, Áustria, 2003”; “Podium Presentation na Second International Physiology and Acoustics of Singing Conference, Denver, U.S.A., 2004”; e “Podium Presentation em A Stint of Research in Voice” no Center for Early Music, York, 2005”.
Filipa Lã já actuou na Irlanda, Inglaterra, Espanha e Austrália, cantando músicas em Francês, Alemão, Inglês, Espanhol, Português e Russo.
Nuno Santos Dias possui o curso superior de piano e é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Já colaborou com a Companhia Nacional de bailado, e realizou um ciclo de concertos no festival internacional de música de Primavera, no Chipre. Neste momento é pianista na Escola Profissional de Artes da Covilhã, lecciona aulas de piano no Conservatório Regional de música da mesma cidade e é professor na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral em Belmonte.


O Teatro-Cine da Covilhã acolheu o espectáculo musical
O Teatro-Cine da Covilhã acolheu o espectáculo musical


Data de publicação: 2007-05-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior