Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
As jornadas decorreram no Edifício das Ciências Exactas

UBIQuímica promove jornadas

O Núcleo de Estudantes de Química da Universidade da Beira Interior (UBIQuímica) realizou durante os dias 20, 21 e 22 de Abril as X Jornadas Nacionais de Química Industrial e as V Jornadas Nacionais de Bioquímica. A iniciativa foi aplaudida por professores e alunos.

> Helder Filipe Prior

“Um bioquímico tem de ter um espírito curioso, e é neste tipo de conferências que se encontram algumas respostas que aguçam, ainda mais, a curiosidade dos alunos”. Foi desta forma que Paulo Almeida, director de Departamento de Química da UBI, se dirigiu a todos aqueles que decidiram marcar presença nas X Jornadas Nacionais de Química Industrial e V Jornadas Nacionais de Bioquímica.
Segundo Paulo Almeida, “importante não é a forma como se ensina, mas sim a forma como se aprende, e os alunos estão de parabéns, já que participam nestas jornadas porque querem aprender”. Durante cerca de três dias, o Anfiteatro 6.1 foi o palco escolhido para um vasto leque de conferências, onde se destacaram os temas “Infertilidade Masculina”, “HIV e Stress Biológico”, entre outros.
Para José Sereno, presidente do UBIQuímica, “a organização destas jornadas surgiu com o intuito de procurar alargar os horizontes aos alunos de Bioquímica e Química Industrial e foi, sem dúvida, um fim-de-semana cheio de pontos altos, com conferências reveladoras de temas de investigação que nos acompanham no dia a dia”, referiu.
José Sereno garantiu que o público, constituído por alunos e professores da UBI, ficou agradado com todas as conferências, mas afirma que “a que mais nos impressionou e nos colou os olhos à tela foi a de Bioinformática Estrutural, conduzida por Cláudio Soares no primeiro dia das jornadas”. Já Paulo Almeida exprimiu o seu agrado pela diversidade dos temas abordados e sublinhou que “é importante promover a interacção de conhecimentos através da vida de investigadores de outras universidades que vêm partilhar os seus conhecimentos e avanços científicos”.
O presidente do Departamento de Química da UBI mostrou-se satisfeito com a organização, uma vez que coube inteiramente ao UBIQuímica seleccionar as temáticas e escolher os oradores “num excelente convívio aberto com investigadores e alunos de outras universidades”, sublinhou.
No dia 21, a discussão andou em torno da temática “Infertilidade Masculina e Corantes”. Investigadores como João Laranjinha, Eugénia Meirinhos Cruz, Mário Sousa, Miguel Soares e Paulo Santos falaram da necessidade de procurar soluções naturais alternativas para resolver um problema que afecta cada vez mais o sexo masculino. No último dia das X Jornadas de Química Industrial e V Jornadas de Bioquímica, Isabel Barahona (Instituto Superior de Ciências da Saúde – Sul) e Alice Santos Silva (Instituto de Biologia Molecular e Celular) focaram aspectos relacionados com “HIV e Stress Biológico” no sentido de analisar situações endógenas inerentes a comportamentos de risco.
O UBIQuímica seleccionou o tema “Modelação molecular de proteínas/bioinformática estrutural: perspectivas e aplicações” para abrir as jornadas e a verdade é que, segundo a organização, esta foi uma excelente forma para começar as conferências, uma vez que deixou alunos e professores extremamente satisfeitos. Segundo Cláudio Soares, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, “a Bioinformática Estrutural consiste num conjunto de metodologias, normalmente baseadas em princípios físicos, e que tratam proteínas e outras biomoléculas do ponto de vista estrutural”. O objectivo destas metodologias é a compreensão dos processos biológicos e da vida ao nível atómico e molecular.
Ana Guilherme e Maria Luísa de Carvalho vieram à UBI para falar de “Fluorescência de Raios X na saúde e no ambiente”. As investigadoras da Faculdade de Ciências e do Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa apresentaram estudos de elementos tóxicos analisando as consequências que esses elementos provocam nas células humanas.
O primeiro de três dias de conferências chegou ao fim com a comunicação de Manuela Pereira. A docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa discorreu sobre “Higiene e Segurança no Trabalho”. A investigadora acredita que “esta é uma área que assume cada vez mais relevância e importância na comunidade científica”.
No segundo dia das X Jornadas Nacionais de Química Industrial e V Jornadas de Bioquímica, João Laranjinha analisou a temática “Radicais Livres no coração e no cérebro”. O investigador da Faculdade de Farmácia e Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, dissecou os efeitos reguladores de funções neuronais e dos processos de memória e aprendizagem localizados no hipocampo.
Por outro lado, Maria Meirinhos da Cruz, do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, discorreu sobre “Lipossomas como transportadores de enzimas com actividade terapêutica”. Para a investigadora, “as enzimas são uma classe importante de moléculas, e devido à sua alta especificidade e actividade constituem-se como um amplo potencial de aplicações terapêuticas”.
Na parte da tarde, Mário Sousa, docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, falou de “ Azoospermia obstrutiva e secretora”. O investigador tratou o tema da infertilidade e abordou possíveis causas para o que considera ser “um problema delicado”. O segundo dia de conferências terminou com as comunicações de Miguel Soares (Instituto Gulbenkian) e Paulo Santos (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).


As jornadas decorreram no Edifício das Ciências Exactas
As jornadas decorreram no Edifício das Ciências Exactas


Data de publicação: 2007-05-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior