Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O tango de Astor Piazzolla esteve no Teatro das Beiras

4Portango no Teatro das Beiras

Na passada semana, o tango de Astor Piazzolla ecoou, novamente, no Café Teatro, pelas mãos dos 4Portango que, seis anos depois, regressaram à Covilhã.

> Rafael Gomes

O Café Teatro do Teatro das Beiras foi o palco escolhido para o regresso dos 4Portango que, na passada semana, 20 de Abril, pelas 22 horas, voltaram a ressuscitar o tango do argentino Astor Piazzolla.
Seis anos depois da última actuação na Covilhã, os 4Portango animaram e envolveram o lotado recinto pela habitual representação e humor que costumam acompanhar a música deste grupo português e constituído por Artur Fernandes (concertina), Bitocas (“cangalhos” e voz), Carlos Marques (clarinete), Luís Cardoso (saxofone) e Paulo Belchior (piano).
Desde a sua formação, em 1995, que este colectivo tem primado pela divulgação da obra de Piazzolla, fazendo do humor e da interração, uma imagem de marca, como é patente no trabalho do percussionista Bitocas, que pelo facto de usar instrumentos velhos e objectos inúteis e recolhidos, passou a designar os seus instrumentos de “cangalhos”.
Como explica o próprio Bitocas: “O nosso trabalho tem uma vertente humorística onde se conjugam os aspectos musicais e cénicos. Através da cenografia faz-se uma sátira aos próprios músicos, aos seus tiques e às suas pequenas superstições. É um convite a assistir ao espectáculo pelo espectáculo, onde cada surpresa e cada imprevisto se tornam uma nova cena”.
Questionado sobre o reportório, Bitocas ainda referiu: “A escolha de Piazzolla deve-se ao facto de ser por algumas das suas obras que o grupo surgiu. O repertório foi-se alargando e de um pequeno grupo, surgido no ambiente académico de Aveiro, o grupo evoluiu para um patamar mais livre e espontâneo”.
Está a decorrer no Teatro das Beiras, a exposição fotográfica “Coisas da Beira”, da autoria de Diamantino Gonçalves. A exposição, que teve início a 1 de Março, expõe a Beira Interior e as suas gentes que, ao longo de dez fotografias, são retratadas pelo olhar deste caçador de momentos e instantes. Amador e amante de fotografia, Diamantino Gonçalves dedica-se a esta arte há mais de trinta anos, tendo recebido vários prémios e menções honrosas.
Nas fotografias expostas podemos ainda, encontrar textos complementares e pensamentos curtos de Nuno Francisco, jornalista no Jornal do Fundão.
Pronunciando-se sobre o evento, Fernando Sena, director do Teatro das Beiras, aponta para a “importância de divulgar a qualidade deste fotógrafo e as paisagens da nossa região”. “A exposição insere-se na nossa programação semanal de música e teatro e visa permitir às pessoas que vêm ver os espectáculos, usufruir de outras formas de arte” referiu.


O tango de Astor Piazzolla esteve no Teatro das Beiras
O tango de Astor Piazzolla esteve no Teatro das Beiras


Data de publicação: 2007-05-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior