Voltar à Página da edicao n. 378 de 2007-05-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
José dos Santos Taborda foi uma figura destacada da cidade

Recordar Santos Taborda

Numa data marcante para a Universidade da Beira Interior e também para a cidade da Covilhã, com a celebração dos 21 anos do ensino superior na cidade, o Urbi recorda um dos principais obreiros da instituição.

> Eduardo Alves

José dos Santos Taborda é um dos nomes mais assinaláveis na vida da “cidade neve”, nos últimos 40 anos. O “engenheiro Taborda”, como desde cedo foi apadrinhado por amigos e colegas marcou presença e contribuiu de forma significativa para a edificação e implantação de diversas estruturas de vulto, na Covilhã e na região.
Nasce na “Manchester Portuguesa” a 17 de Março de 1926, mais propriamente na freguesia de Santa Maria, tendo falecido a 28 de Novembro de 2006, no Centro Hospitalar da Cova da Beira, vítima de doença prolongada.
Desde cedo assume a sua vocação para a área das engenharias e para o mundo da construção. Desta forma, depois de percorrer o sistema de ensino obrigatório na Covilhã passa pela Universidade de Coimbra, onde frequenta os preparatórios de Engenharia, correm os anos de 1947 e 1948. Todavia, deixa a “cidade dos estudantes” e acaba por terminar a sua licenciatura em Engenharia na Universidade do Porto, em 1951.
Deixa a “Invicta” e volta às suas origens. Beirão assumido e motivado, funda em 1961 uma empresa de construção que anos mais tarde se tornaria numa referência regional, nesta área, a Construtora da Beira, Lda. (COBEL) – Projectos e Construção Civil. O espírito empreendedor de Santos Taborda leva-o a fundar uma outra empresa. E assim, nove anos mais tarde, em 1970 aparece a empresa de Projectos e Construção de Obras Públicas “José dos Santos Taborda, Lda”.
É também por estas alturas que se começa a assumir como figura de relevo na vida pública regional. Sobretudo pelo seu envolvimento profissional em algumas das obras mais marcantes da região, como é o caso da Barragem do Viriato, nas Penhas da Saúde, o edifício dos Paços do Concelho de Idanha-a-Nova, o Teleférico e Tele-Skis da Serra da Estrela, o Hotel Varanda dos Carqueijais, as actuais instalações da firma Paulo de Oliveira, Lda, a ampliação da Nova Penteação e Fiação da Covilhã Lda, entre outras empreitadas. Para além destas construções, onde assume papéis de destaque, colaborou ainda nos processos de negociação e expansão e projecto de fusão da Empresa Ernesto Cruz & Companhia Lda, na Covilhã, da qual foi sócio desde 1963. É também nesta firma que assume responsabilidades de gestão entre 1973 e 1974, cargo que ocupou também durante largo período, até à dissolução da mesma, corria o ano de 1984.
A sua ligação ao ensino e às instituições escolares da cidade começa com um convite do também engenheiro Melo e Castro, que na época desempanhava funções de director da Escola Campos Melo. É nesta instituição que começa a sua actividade como docente nas disciplinas de Matemática e Físico-Química. Entre os anos de 1975 e 1977, José dos Santos Taborda integra o Conselho Directivo daquela instituição.
Mas a sua ligação à UBI começa no ano marcante ano de 1974. Nessa é poça integra a 1.ª Comissão de Instalação do Politécnico da Covilhã, funções que manteve oficialmente até 1978. De 1989 a 2006 exerceu funções de Assessor nos Serviços Técnicos e Reitoria da Universidade da Beira Interior, na área da construção civil, acompanhamento e supervisão de projectos e obras e na promoção de concursos públicos.
As diversas actividades que desempenha na área da educação, ainda hoje elogiadas por muitos do que com ele trabalharam, contribuíram para que fosse nomeado pela Secretaria de Estado do Ensino, para integrar a Comissão de Avaliação e Reestruturação da Rede Escolar dos distritos de Castelo Branco e Portalegre, nos anos de 1977 e 1978.
Mas foi também na área política e cívica que José dos Santos Taborda se destacou. Desta forma, entre 1990 e 1993 exerceu, a tempo inteiro, o cargo de vereador na Câmara Municipal da Covilhã, sendo responsável pela Administração dos Serviços Municipalizados, Saneamento e Abastecimento de Água deste concelho.
Foi sócio de diversas associações desportivas, recreativas e culturais do concelho, tendo sido de 1972 a 1977 presidente do Unidos Futebol Clube do Tortosendo e de 1975 a 1984 do Núcleo Cultural da Beira Interior.
Por deliberação de 2 de Outubro de 2006, a Câmara Municipal da Covilhã distinguiu-o com a Medalha de Mérito Municipal, Categoria Prata, sobretudo, “pelo reconhecimento da sua actividade ao serviço da economia local, da educação e por relevante participação cívica, contribuindo desta forma para o prestígio do concelho”, adiantaram os responsáveis camarários.


José dos Santos Taborda foi uma figura destacada da cidade
José dos Santos Taborda foi uma figura destacada da cidade


Data de publicação: 2007-05-01 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior