Voltar à Página da edicao n. 377 de 2007-04-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A prova decorreu no estacionamento do pavilhão da ANIL

IMB hotéis venceu segunda edição das “6 horas Covilhã”

A equipa da IMB hotéis venceu a prova “6 horas Covilhã”, realizada no passado sábado no parque de estacionamento da ANIL.

> Stephane Oliveira

Pedro Correia revelou-se contente com o feito: “Não estávamos à espera da vitória. É óbvio que queríamos ganhar, mas haviam muitos bons pilotos. Foi competitivo até ao fim.”
No final, as equipas receberam os troféus, trocaram cumprimentos e brincaram mostrando descontracção e desportivismo. O momento mais hilariante aconteceu com a incerteza, por parte do júri, em relação aos segundos e terceiros lugares, algo que revelou a forma renhida com que as equipas se confrontaram. Mas os participantes estavam gratos: “Correu tudo de forma espectacular, a organização não podia ter estado melhor. Foi uma prova engraçada para toda a família. Até o tempo ajudou.” - afirmou Ricardo Saraiva, um dos concorrentes da prova. No domingo seguiram-se as provas livres, em que qualquer pessoa por 4 euros pôde dar 5 voltas ao circuito.
André Fonseca, natural da cidade-neve e director-geral da Speed Eventos, é o responsável pela iniciativa ter chegado mais uma vez à Covilhã. As “6 horas Covilhã” vão na segunda edição e tiveram o apoio da Câmara Municipal, entidade que promete voltar a apostar na iniciativa, caso seja essa a vontade da Speed Eventos. O director-geral e fundador da empresa trabalha no ramo de há 5 anos a esta parte. Ele foca o seu trabalho mais na zona da capital, mas considera que é necessário trazer iniciativas do género até à Beira Interior. “A ideia partiu de um desejo de fazer algo diferente na Covilhã em termos desportivos. O que eu queria fazer era dar a conhecer uma prova de kart num circuito citadino". O facto de a corrida ter ocorrido ao ar livre é algo invulgar: "Não é obrigatório as competições dos kartings realizarem-se num kartódromo. Acredito que a experiência de andar de kart ao ar livre é uma experiência mais interessante do que num recinto“.
A Speed Eventos organiza várias provas: campeonatos de karting na Universidade Lusíada em Lisboa, a Ukartcup, um torneio para a Xerox, campeonatos Speed e as 6 Horas Covilhã, para além disso, organizam provas de Paintball, passeios Todo-o-Terreno, moto-quatro, caminhadas, provas de BTT, fins-de-semana multi-actividades, e passeios gastronómicos e culturais.
O motivo para as "6 horas Covilhã" se terem realizado na ANIL deveu-se ao amplo espaço dos parques de estacionamento e também “porque se trata de um ponto de referência na cidade. A ANIL é o nosso parque de exposições e congressos, basta dizer o seu nome que toda a gente reconhece." - afirma André Fonseca. Mas as 6 horas Covilhã não se limitaram ao circuito da corrida, a organização criou uma zona de lazer dentro do pavilhão da ANIL, onde se encontravam vários simuladores de testes de condução automóvel e monitores com testes de código da estrada, para além de uma zona de bar.
Contudo, nem tudo na organização correu como o previsto. Inicialmente a prova iria realizar-se em duas 2 mangas de 3 horas e uma manga final de 2 horas. A desistência de alguns atletas obrigou a mudar os moldes da competição. “Houveram algumas equipas que apesar de terem pago a primeira modalidade da inscrição não efectivaram a sua presença. Pagaram metade da inscrição mas depois não apareceram no recinto” – explicou André Fonseca. Mesmo assim, 72 pilotos de 12 equipas marcaram presença na prova. “Trata-se de uma competição de resistência. As equipas correm meia hora e depois descansam uma. Foi um bom espectáculo porque é um circuito muito competitivo, não propriamente de velocidade, mas que obriga a uma boa perícia e resistência por parte dos pilotos.
Nuno Carreira concorrente pela IMB confirma a opinião de André Fonseca: "Foi uma prova muito complicada. Tivemos de lutar, definir uma estratégia e felizmente conseguimos vencer, que era o nosso objectivo inicial.", uma opinião partilhada por Pedro Correia: "Foi uma corrida competitiva. Havia bons pilotos. Em provas de 6 horas há sempre alguém que dá 20 ou 30 voltas de avanço, mas aqui estivemos até aos últimos 40 minutos sem saber quem iria vencer. Foi cansativo, mas tentamos gerir o cansaço físico doseando entre nós o esforço físico. Tudo depende muito da resistência. No final demos prioridade aos pilotos mais rápidos, para podermos ganhar o máximo de tempo.
A equipa vencedora obteve um troféu e um fim-de-semana em qualquer hotel da cadeia IMB. Aos segundos classificados foram entregues cartões de 30 dias de validade no Nautra Clube. O piloto com melhor volta foi galardoado com um cartão da Vodafone.


A prova decorreu no estacionamento do pavilhão da ANIL
A prova decorreu no estacionamento do pavilhão da ANIL


Data de publicação: 2007-04-24 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior