Voltar à Página da edicao n. 377 de 2007-04-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Uma exposição fotográfica onde se pretende lembrar a adesão de Portugal e Espanha à UE

Biblioteca da UBI recorda integração de Portugal e Espanha

A Biblioteca da Universidade da Beira Interior comemora os 20 anos de adesão de Portugal e Espanha às Comunidades Europeias através de uma exposição fotográfica patente até dia 2 de Maio.

> Vânia Rodrigues

Celebrar os 20 anos de integração de Portugal e Espanha na Comunidade Europeia é o objectivo da exposição de fotografia apresentada na Biblioteca da Universidade da Beira Interior, e que estará patente até ao próximo dia 2 de Maio.
A UBI é a penúltima universidade a receber esta exposição, que já circula pelo país desde o ano passado, mas, como refere Joana Dias, responsável pelos serviços de documentação da UBI, “mais vale tarde que nunca”, pois em sua opinião esta é “uma exposição informativa importante, bem montada, e com uma preocupação técnica e científica considerável”.
Fotografias e documentos que mostram o dia em que Portugal e Espanha se uniram à finalidade europeia de criar uma sociedade de paz, de solidariedade entre as nações e os cidadãos, e de progresso cultural e material. Foram muitos os benefícios trazidos para Portugal, entre eles « um aumento de confiança interna na população e uma considerável abertura económica».
Segundo Joana Dias, esta entrada de Portugal na EU reflectiu-se sobretudo ao nível das “infraestruturas, nomeadamente a criação de estradas, que geraram um amplo conhecimento arqueológico e um crescimento de movimentos ambientalistas”. Muitos direitos sociais como “a habitação, a educação, a saúde etc., avançaram bastante, o que contribuiu para que o país acompanhasse as constantes evoluções que se têm verificado no mundo cada vez mais globalizado”.
Contudo, “não há nada de bom que não venha com algo de mau”, refere. Além do Estado pouco se ter reformado, e da elite estar cada vez mais rica, “os fundos não foram aplicados da forma mais produtiva, desperdiçando recursos e contribuindo para a crise que o país hoje enfrenta”.
Inaugurada em Bruxelas em Março do ano passado, esta mostra fotográfica é uma parceria entre o Gabinete do Parlamento Europeu, a Representação da Comissão Europeia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Agência LUSA e a Associação de Jornalistas Europeus. Um conjunto de sócios que pretende alargar o conhecimento e o reconhecimento das mudanças ocorridas em Portugal durante as últimas duas décadas, desde a sua entrada na UE que, em pouco mais de meio século, garantiu a paz e prosperidade na Europa, criou uma moeda única europeia (o euro) e um mercado sem fronteiras onde as pessoas, os bens os serviços e os capitais circulam livremente.


Uma exposição fotográfica onde se pretende lembrar a adesão de Portugal e Espanha à UE
Uma exposição fotográfica onde se pretende lembrar a adesão de Portugal e Espanha à UE


Data de publicação: 2007-04-24 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior