Voltar à Página da edicao n. 377 de 2007-04-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os parquímetros estão já a funcionar na cidade do Fundão

Fundanenses começam a pagar estacionamento

O estacionamento no Fundão passou a ser pago desde, quarta-feira, 18, segundo a EMSA – Empreendimentos e Exploração de Estacionamentos, empresa responsável pelos parquímetros instalados na cidade. Entre as 8 e as 19 horas vão ser cobrados 15 cêntimos por cada 15 minutos na primeira hora de estacionamento, valor que sobre para 25 cêntimos por igual período nas horas seguintes.

> Notícias da Covilhã

O presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes (PSD) já justificou a criação de estacionamento pago como “uma maneira de dar à cidade mais qualidade de vida”, nomeadamente permitindo a rotatividade dos lugares. Os parquímetros começaram a funcionar na passada semana, depois da Câmara do Fundão ter adjudicado em Setembro de 2006, por maioria, com dois votos contra da oposição socialista, a concessão do estacionamento da cidade à EMSA – Empreendimentos e Exploração de Estacionamentos, SA, empresa do grupo Mota-Engil, que já fazia a exploração provisória do silo-auto local desde a sua inauguração, em 2005. Nesse parque subterrâneo, no centro da cidade, os primeiros dois períodos de 15 minutos serão cobrados a 25 cêntimos e os restantes a 20 cêntimos. “Com o objectivo de garantir a rotatividade os lugares à superfície, o estacionamento no silo-auto será mais económico para períodos de longa duração”, justifica o folheto.
A criação de estacionamento pago foi criticada por Vítor Cunha, presidente da Concelhia do PS do Fundão, para quem a cidade “não tem necessidade de parquímetros, porque não tem problemas de estacionamento que os justifiquem”. Segundo aquele responsável, a instalação só se justifica por causa da concessão do parque de estacionamento subterrâneo. “Não faria sentido uma empresa explorar o parque, com o estacionamento gratuito à superfície”, refere, classificando o parque subterrâneo “como um erro desta câmara, dada a baixa taxa de ocupação”. Aquele responsável chegou a anunciar a criação de um movimento cívico contra os parquímetros na cidade, mas que até hoje não foi apresentado.
O estacionamento vai ser pago na zona do Tribunal e Pavilhão Multiusos, Rua dos Três Lagares, Rua 5 de Outubro, Rua Teodoro Mesquita, Rua Jornal do Fundão, Rua António Paulouro, Travessa das Oliveiras e em parte da Avenida da Liberdade.


Os parquímetros estão já a funcionar na cidade do Fundão
Os parquímetros estão já a funcionar na cidade do Fundão


Data de publicação: 2007-04-24 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior