Voltar à Página da edicao n. 377 de 2007-04-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Manuela Pereira é uma das responsáveis por este projecto

Microsoft apoia UBI em projecto inovador

Uma equipa de docentes da UBI está a conceber um programa informático que permitirá detectar cancros da mama através de um normal exame. Uma ferramenta única e inovadora que deverá ser um auxiliar precioso no diagnóstico deste tipo de doença.

> Eduardo Alves

O Centro de Investigação em Ciências Médicas (CICS) da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI está agora a trabalhar em colaboração com dois docentes e um doutorando do Departamento de Informática da instituição num sistema informático inovador de detecção do cancro da mama.
Mário Freire e Manuela Pereira trabalham já algum tempo em parceria com José Moutinho, médico especialista na área da ginecologia oncológica do CHCB no “Hipercâmbio – High Performance Computing Applied to Medical Data and Bioinformatics”. Esta parceria conduzida pelo CICS da UBI tem como objectivo fundamental “dar algum suporte ao diagnóstico do cancro da mama”, explica Manuela Pereira. Este tipo de apoio vai ser prestado através de um sistema informático de análise de imagens que detecta um possível caso de cancro, de forma objectiva e imediata, durante um simples exame. A investigação arrancou em Setembro passado, tempo suficiente para que a Microsoft tenha tomado conhecimento do projecto e feito um convite aos dois docentes da UBI para um intercâmbio.
Desde Janeiro que um antigo aluno da UBI está a trabalhar nas instalações da Microsoft, em Lisboa, no âmbito deste projecto. Esta ligação “interessa-nos bastante, porque se trata de desenvolver o projecto recorrendo a computação de alto nível para análise de imagens 3D e 4D”, adianta Manuela Pereira. A docente do Departamento de Informática da UBI começa por dizer que neste momento “estamos a analisar imagens que nos chegam através do professor Moutinho”. Imagens recolhidas nos exames feitos às pacientes do CHCB e que vão servir de base ao desenvolvimento do sistema. “O nosso objectivo passa por desenvolver um sistema capaz de detectar ou diagnosticar, automaticamente, casos de cancro”, conclui Manuela Pereira. Desta forma, quando um médico procede a um exame normal, “como uma ecografia, e outro tipo de exames que actualmente são feitos”, pode já contar com a ajuda deste sistema. O programa informático analisa de forma imediata as imagens que estão a ser recolhidas pelo profissional de saúde e dá pistas a este para uma possível presença de cancro. Para além disso “o sistema é totalmente objectivo”. Manuela Pereira sublinha ainda que “muitos médicos confessam diversas dificuldades quando realizam este tipo de exames”. Com o novo sistema, para além da experiência do médico “passa a existir a análise computacional”.
Se tudo correr como o previsto, dentro de um ano “podem já existir alguns resultados”, afirma a docente. Nesta fase, há um aluno de doutoramento a trabalhar “com um sistema de computação de alto desempenho que permite fazer processamento paralelo e distribuído e que é importante para o caso que estamos a desenvolver e que conta com outro tipo de processamento e de algoritmos”. A infra-estrutura de computação em cluster cedida pela Microsoft permite ter as tarefas distribuídas por vários computadores/processadores. No final, o objectivo passa também por implementar o sistema em qualquer centro de diagnóstico. Para já, a parceria com a maior empresa informática do mundo contempla o apoio financeiro e material a um doutorando da UBI, estando previsto o alargamento a mais um aluno, a partir de Setembro, garantem os docentes ligados a esta investigação.

> pedro_carrico @ hotmail . com em 2007-04-26 14:55:39
erro no link do professor moutinho

> urbi @ ubi . pt em 2007-04-26 14:56:49
Obrigado pelo comentário. O link já se encontra activo. A redacção Urbi@Orbi


Manuela Pereira é uma das responsáveis por este projecto
Manuela Pereira é uma das responsáveis por este projecto


Data de publicação: 2007-04-24 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior