Voltar à Página da edicao n. 376 de 2007-04-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A exposição retrata o cinema que se fazia em Portugal durante o regime salazarista

“Cinema e Censura em Portugal”

A exposição “Cinema e Censura em Portugal” está aberta ao público durante o mês de Abril, na Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal de Barcelos. A mostra tem como finalidade relembrar o verdadeiro significado do 25 de Abril, enquanto símbolo de libertação de Portugal da censura.

> Isabel Pereira

“Cinema e Censura em Portugal é uma exposição que procura testemunhar criticamente as relações que se estabeleceram entre a Censura e o Cinema em Portugal”. Esta foi a frase com a qual foi iniciada a mostra sobre a censura feita ao mundo do cinema antes do 25 de Abril, a qual recaía não só sobre alguns filmes, mas também sobre os seus autores e protagonistas.
A exposição que decorre até final do mês de Abril, na Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal de Barcelos, foi elaborada de acordo com um importante trabalho de consulta e recolha de dados nos arquivos da ex-Inspecção Geral dos Espectáculos.
Para além disso, o principal objectivo da mostra é “descobrir quais as reais razões da proibição de certos filmes antes do 25 de Abril”, afirma Cândida Alves, funcionária da Biblioteca Municipal de Barcelos.
A exposição pretende ainda dar a conhecer os métodos repressivos da imagem cinematográfica durante a censura, quais os filmes que eram permitidos e as características que decretavam a proibição de determinados filmes, tanto portugueses como estrangeiros.
Assim, com esta mostra, a Biblioteca Municipal de Barcelos procura “alertar as pessoas, principalmente os jovens, para a importância do 25 de Abril”.


A exposição retrata o cinema que se fazia em Portugal durante o regime salazarista
A exposição retrata o cinema que se fazia em Portugal durante o regime salazarista


Data de publicação: 2007-04-17 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior