Voltar à Página da edicao n. 376 de 2007-04-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Empreendedorismo foi o conceito central deste evento

Boas Práticas em Empreendedorismo

A Universidade da Beira Interior (UBI) em conjunto com o Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI), organizaram no passado dia 12 o Seminário intitulado “Boas Práticas em Empreendedorismo”. Empreendedores e investigadores abordaram a temática através de experiências pessoais no processo de construção de uma empresa.

> Isaura Costa

Na passada quinta-feira, o anfiteatro Padre Videira Pires no pólo das Ciências Sociais e Humanas, edifício Ernesto Cruz, acolheu uma série de empreendedores e investigadores, que se dedicaram a debater a temática do empreendedorismo.
A questão das “Boas práticas em empreendedorismo” é segundo, Mário Raposo, Vice-Reitor da UBI, “vocacionada para todos os cursos”. Sendo um tema «actual e de interesse geral», recebeu sobretudo atenção por parte dos alunos de Marketing, que acorreram ao seminário com a perspectiva de alargarem os seus conhecimentos neste âmbito.
O primeiro orador, Soumodip Sarkar, docente da Universidade de Évora, abordou o tema de uma forma mais teórica, expondo o “Modelo Integrado de Produtos”, parte da sua investigação. Soumodip Sakar incentivou e ressalvou ainda a necessidade de criar empresas e produtos de cariz inovador.
De forma a exemplificar o que é o empreendedorismo, António Câmara, fundador da YDreams e docente da Universidade Nova de Lisboa, apresentou o caso de sucesso da sua empresa. Ao traçar o processo de criação da YDreams, António Câmara, destacou para além da necessidade de inovar, a importância do «amor à empresa» e da atenção que esta gera. A YDreams é uma empresa portuguesa de soluções tecnológicas que em seis anos alcançou o estatuto de uma das melhores companhias europeias no campo das telecomunicações. Segundo o fundador “o projecto venceu pelo seu carácter verdadeiramente diferente, que despertou atenção”. A sua qualidade, dedicação e visão a longo prazo transportaram a YDreams para mercados externos até mesmo fora da Europa.
Um outro exemplo de liderança e sucesso em português foi descrito por Helena Vieira, fundadora da Bioalvo. Mais uma vez o empreendedorismo foi descrito no traçar do caminho desta empresa de serviços, investigação e desenvolvimento em Biotecnologia. Helena Vieira, doutorada em Biologia, apresentou o modelo inovador da Bioalvo, salientando que «a persistência é também um ponto a favor daqueles que pretendem ser empreendedores», e demonstrando como uma empresa jovem, pequena e multicultural pôde atingir um patamar de liderança na área da biotecnologia.
Os debates que decorreram após cada palestra demonstraram o interesse dos presentes por esta área. Mário Raposo afirma que “a transmissão das experiências por parte dos empreendedores, ajuda a passar para os alunos as dificuldades da criação de uma empresa, mas também o reconhecimento e os ganhos que daí podem advir”. O objectivo deste seminário fica assim cumprido com a transmissão de boas práticas em empreendedorismo, e com o despoletar de interesses por parte dos presentes.


Empreendedorismo foi o conceito central deste evento
Empreendedorismo foi o conceito central deste evento


Data de publicação: 2007-04-17 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior