Voltar à Página da edicao n. 376 de 2007-04-17
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Joana Casteleiro assina o design da Carta de Azeites

Personalizar o consumo com a Carta de Azeites

> Ana Albuquerque

“É um projecto que arranca a partir da Confraria, que é a promotora, mas depois criou parcerias com alunos da Universidade da Beira Interior (UBI)”, revela Francisco Lino. Uma das sinergias mais estreitas deu-se com Joana Casteleiro, que concebeu graficamente a Carta de Azeites. Aquilo que é hoje o protótipo da Carta reúne elementos dos dois projectos apresentados pela designer, que concebeu graficamente todo o projecto, dos logótipos à fotografia. Segundo o chanceler da Confraria do Azeite, “quisemos dar a ver ao país uma Universidade que está pronta a dar resposta na área do marketing e da comunicação deste sector”.
“Quando surgiu a ideia de fazer uma carta de azeites pensamos logo que era necessária a intervenção de um designer, porque nós não temos capacidades para isso”, recorda Paulo Ribeiro. O jovem confrade é o responsável pela Carta de Azeites da Beira Interior, e mostra-se satisfeito com o que foi conseguido até agora. Trata-se de um projecto pioneiro, que a Confraria desenvolve em conjunto com a APABI, que se iniciará fora desta região. “Este conceito da carta dos azeites aproxima-se um pouco à carta dos vinhos que já existe nos restaurantes”, compara Paulo Ribeiro.
Até este momento compõe o mapa oito marcas: Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Malpica do Tejo, Cooperativa Agrícola do Fundão, IRODOLIV, LOCA, Probeira, Pena Azeites, António Ramos e Luís Coutinho. Contudo, Paulo Ribeiro faz questão de referir que “neste momento, a carta ainda não está fechada. Esperamos angariar mais aderentes para a valorizar ainda mais”.
A Carta apresenta “uma fotografia de cada marca, uma pequena descrição da sua localização e características, e um texto onde é descrito o processo de laboração de cada azeite em três línguas, já com vista à exportação”, acrescenta Paulo Ribeiro. O lançamento definitivo da Carta de Azeites está previsto para Junho, no Algarve, apesar de ter sido apresentada no dia inaugural da I Feira Nacional do Azeite. O Algarve foi a região escolhida pois “é uma região que consideramos chave. Assinámos recentemente um protocolo com a Confraria dos Gastrónomos da Região do Algarve, que é um parceiro estratégico para colocar a Carta naquela região, com uma expressão turística tão grande”, explica o elemento da Confraria do Azeite.

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Joana Casteleiro assina o design da Carta de Azeites
Joana Casteleiro assina o design da Carta de Azeites


Data de publicação: 2007-04-17 00:00:00
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