Voltar à Página da edicao n. 376 de 2007-04-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Orfeão da Covilhã decorreu na Igreja da Misericórdia

Concerto de Páscoa na Covilhã

Encerrar e celebrar as festividades da época Pascal foi o objectivo do concerto de Páscoa, que contou com a participação especial da solista Filipa Lã. Neste concerto estiveram presentes o Coro do Orfeão da Covilhã e o Coro Juvenil do Conservatório de Música da Covilhã.

> Susana Duarte

O Orfeão e o Conservatório Regional de Música da Covilhã promoveram no passado sábado, na Igreja da Misericórdia, um concerto de Páscoa. Na iniciativa estiveram presentes o Coro do Orfeão e o Coro Juvenil do Conservatório de Música da Covilhã, que contaram com a colaboração especial da soprano Filipa Lã.
“Terminar um ciclo de estudo das crianças e encerrar as festividades um período litúrgico que é a Páscoa foi o objectivo deste concerto” referiu o responsável pela organização do evento, Rui Barata. O Orfeão da Covilhã e o Conservatório costumam juntar-se em determinadas épocas festivas, tais como a Páscoa, no Natal, nos Reis e no final do ano, para comemorar essas datas, explicou Rui Barata. O responsável mostrou-se satisfeito pela adesão das pessoas ao concerto, “A Igreja estava cheia de gente, o que revela o interesse das pessoas em relação a este tipo de iniciativas e nos incentiva a continuar e querer ser cada vez melhores”, justificou.
Rui Barata declarou que este é um projecto que requer muito trabalho, em fazer a coordenação entre o Coro Juvenil do Conservatório e o Coro do Orfeão, mas tem um resultado muito positivo. Acrescentou que o maestro Pedro Miguel tem feito «um trabalho muito positivo, que é de continuar e aperfeiçoar». A solista Filipa Lã, afirmou que a Covilhã deve apostar na participação musical dos mais jovens e na formação vocal dos jovens beirões, nesta zona em que considera haver muito boas vozes, «é de louvar este tipo de eventos e continuá-los», alegou. A solista acrescentou ainda que «a Covilhã sempre foi boa neste tipo de actividades» e aconselha as pessoas a cantar, porque como o velho ditado diz, “quem canta seus males espanta”.
Para Joana Santos, membro já há um ano do Coro Juvenil do Conservatório de Música da Covilhã, fazer parte do grupo coral é bastante gratificante e enriquecedor, não só a nível cultural, como também «se torna uma forma de convívio e um elo de encontro» entre os jovens da sua idade.
No final do concerto, a opinião era unânime, as pessoas mostraram-se bastantes satisfeitas, principalmente por terem visto actuar o grupo de crianças com o grupo de adultos. Para José Espinho, um elemento da assistência, esta junção e ainda a participação da solista Filipa Lã, «só podia ter um resultado perfeito como de facto aconteceu», afirmou.
O Concerto de Páscoa contou com os apoios da Câmara Municipal da Covilhã, Junta de Freguesia de S. Pedro e Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.


O Orfeão da Covilhã decorreu na Igreja da Misericórdia
O Orfeão da Covilhã decorreu na Igreja da Misericórdia


Data de publicação: 2007-04-17 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior