Voltar à Página da edicao n. 376 de 2007-04-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Jorge Andrade defendeu a tese de mestrado dia 11 de Abril

A influência da música na educação

O projecto Tocá Rufar foi ponto de partida para a tese de mestrado de Jorge Andrade

> Cátia Felício

“No cenário actual, é um tema urgente porque os miúdos têm cada vez mais contacto com imensas culturas através da Internet e das novas tecnologias”. Jorge Andrade debruçou-se sobre o projecto Tocá Rufar e traçou, na tese de mestrado, uma reflexão sobre as tradições no concelho do Fundão. “Vivência e valorização do património local na educação intercultural: um olhar sobre o Project Tocá Rufar” foi a tese defendida, dia 11 de Abril, no Pólo IV da Universidade da Beira Interior (UBI).
“A tese traz uma reflexão sobre um projecto e uma vivência de uma tradição, de uma realidade aqui bem perto que são as escolas do primeiro ciclo do concelho do Fundão" E adianta: "É um projecto até a nível nacional, mas que está muito enraizado nesta zona, que tem a ver com a tradição dos bombos, portanto, os grupos de percursão de que o projecto Tocá Rufar se vale nos seus objectivos”.
O trabalho começou a ser desenvolvido entre 2002 e 2003, altura em que o projecto vigorou no concelho do Fundão. “O projecto Tocá Rufar tem aspectos muito bons e sobretudo tem o grande valor de ser fácil de integrar os alunos e de eles gostarem daquelas vivências”.
A investigação, segundo Jorge Andrade, poderá ajudar a resolver projectos nas escolas. “Para dar resposta à educação global, a escola tem que trabalhar todas as áreas e, sobretudo, dar um empenho e uma visão mais particular daquilo que é a nossa realidade e a realidade mundial”. Sobre o currículo dos professores, diz que é necessário integrar situações novas e projectos novos.
Helena da Silva, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, foi a arguente desta tese, aprovada com a classificação de bom com distinção. Fizeram ainda parte do júri Manuel Loureiro e Maria Luísa Branco, ambos professores na UBI.


Jorge Andrade defendeu a tese de mestrado dia 11 de Abril
Jorge Andrade defendeu a tese de mestrado dia 11 de Abril


Data de publicação: 2007-04-17 00:02:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior