Voltar à Página da edicao n. 375 de 2007-04-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Manuel da Silva Ramos apresentou, na Covilhã, o seu mais recente trabalho

Quando o Sol nasce à meia-noite

Manuel da Silva Ramos tem novo livro. “O Sol da Meia Noite” é o título do mais recente trabalho do escritor covilhanense e foi apresentado no passado sábado, 7 de Abril, na livraria Bertrand da Covilhã.

> Eduardo Alves

Milhares de letras escritas sobre o papel guardavam uma história de amor tórrido entre um escritor português e uma norueguesa. Esta história, bem verídica por sinal, teve como pano de fundo o Bairro Alto, “e a cidade de Lisboa”. Manuel da Silva Ramos resolveu agora resgatar do fundo da gaveta, as folhas amarelecidas com o tempo e dar à estampa estes episódios “de um dos mais alucinantes romances que já vivi”. O tempo pode ter mudado a cor do papel, mas não enfraqueceu as sensações, os sentidos, as emoções vividas, na primeira pessoa, pelo escritor covilhanense e por uma mulher norueguesa.
“É um livro escaldante que conta, para além do amor entre duas pessoas, da relação sexual que por vezes atingem estados selvagens, situações de plena ternura e de simples amor”, descreve o autor. Revisto o texto, relembrados os sentimentos, houve ainda tempo para escrever mais onze poemas dedicados aos jovens “e às relações que estes actualmente têm”. Neste trabalho, surge também, pela primeira vez num livro deste autor natural da freguesia do Refúgio, na Covilhã, um posfácio. “É como que uma explicação, uma confissão para que os críticos não me ataquem e os leitores não julguem que este não é mais do que um livro onde são descritas as relações amorosas entre um homem e uma mulher”.
“O Sol da Meia Noite”, título dedicado ao nórdico de onde é natural a personagem feminina do livro, “país onde o sol está sempre presente por largos períodos”, é o primeiro trabalho de Silva Ramos a ser publicado pela Dom Quixote. A editora que publica os trabalhos da diversos escritores galardoados portugueses, como António Lobo Antunes, Lídia Jorge e Mário Cláudio aposta agora também no trabalho de Manuel da Silva Ramos. O escritor, que apresentou o seu mais recente trabalho no passado sábado, na cidade da Covilhã, adiantou ao Urbi que tem já em fase terminal um novo livro. “Neste momento sinto-me com uma enorme vontade de escrever e de produzir livros, sinto que atingi a minha maturidade como escritor”, garante o autor de Café Montalto e Ambulância. O próximo livro irá tratar “de um caso verídico que está relacionado com a justiça e talvez seja a primeira vez que um escritor português esteja bastante implicado com a Justiça”. No próximo dia 18 de Abril, Manuel da Silva Ramos vai apresentar o seu livro na sede da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).


Manuel da Silva Ramos apresentou, na Covilhã, o seu mais recente trabalho
Manuel da Silva Ramos apresentou, na Covilhã, o seu mais recente trabalho


Data de publicação: 2007-04-10 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior