Voltar à Página da edicao n. 375 de 2007-04-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A cervejaria Portugália está agora a funcionar nas antigas instalações do Banco de Portugal

Portugália chega à Covilhã

Uma das mais conhecidas cervejarias portuguesas abriu as portas na “cidade neve”. O edifício que em tempos acolheu a delegação do banco de Portugal foi agora transformado em restaurante.

> Eduardo Alves

Desde a passada quarta-feira, 4 de Abril, que a Portugália passou a estar implantada na Covilhã. Esta conhecida marca do ramo da restauração abre agora portas numa cidade do interior do País, pela primeira vez.
Num espaço decorado segundo a linha arquitectónica da Portugália, o restaurante covilhanense apresenta grandes áreas em madeira e também diversos painéis de azulejos nacionais. Com capacidade para 80 pessoas, os responsáveis pela Portugália estimam receber, no primeiro ano de funcionamento, perto de 50 mil clientes.
Segundo os responsáveis pela marca “todo o processo de instalação na Covilhã foi bastante rápido”. Encontrado o local e terminadas as negociações com o proprietário do edifício, “bastaram apenas quatro meses para a abertura desta unidade”. Em dia de abertura, os representantes desta tradicional cervejaria lembraram que a Covilhã “tem tudo para ser um caso de sucesso”. Isto porque, “a fachada do edifício onde agora funcionamos data de 1925, o ano em que foi aberta a primeira cervejaria Portugália, na Avenida Almirante Reis, em Lisboa”.
Um edifício situado no coração da “cidade neve” e que já há alguns anos se encontrava encerrado. José Carlos Costa Pais, proprietário do imóvel adiantou que este “foi adquirido em 1999 a uma entidade bancária já depois de ter saído das mãos do Banco de Portugal, por um milhão e meio de euros”. Desde essa data até há cerca de meio ano, uma das mais imponentes edificações da Rua Ruy Faleiro, esteve sempre fechada. O proprietário tinha “uma ideia em grande” para aquele espaço “que agora se veio a concretizar”. Costa Pais adiantou também que adquiriu na passada semana, “nesta mesma rua” um outro imóvel “de valor histórico considerável” para o qual também já existem planos.
Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense mostrou-se “entusiasmado, com os primeiros sinais de reconversão do Centro Histórico”. O autarca lembrou que a cidade está a crescer para o vale, “onde também estão a aparecer coisas muito interessantes”, mas o centro da Covilhã “continua a ser um local privilegiado para as actividades comerciais e outras”. Segundo o social-democrata que lidera a executivo camarário, há já outras ideias que a câmara vai colocar em prática dentro em breve. Pinto diz mesmo que para os meses de Verão está programado um pacote de actividades “que vai mudar a face e a vida do centro histórico”.


A cervejaria Portugália está agora a funcionar nas antigas instalações do Banco de Portugal
A cervejaria Portugália está agora a funcionar nas antigas instalações do Banco de Portugal


Data de publicação: 2007-04-10 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior