Voltar à Página da edicao n. 375 de 2007-04-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O responsável pela pasta do Desenvolvimento Regional voltou a apostar em novas ligações para a região

Governo defende IC6 e IC8

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional propôs na passada semana, na Guarda, a melhoria das acessibilidades para desenvolver a zona do Pinhal Interior Norte e Sul, na Região Centro, que considerou das "mais problemáticas do País".

> Notícias da Covilhã

Nunes Correia falava na sessão de encerramento de uma conferência promovida pelas Federações Distritais do PS da Guarda, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu, com o objectivo de debater o futuro da Região Centro.
Segundo o ministro, a área territorial do Pinhal Interior Norte e Sul - que abrange partes dos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco - "é uma das regiões mais complexas, mais afastadas de uma centralidade e mais afectadas pelo despovoamento". "É uma das regiões mais problemáticas do País", sustentou, admitindo que "pode ter tendência a ser duplamente esquecida, porque é uma região periférica dentro da própria Região Centro". Para inverter a situação, o governante defendeu a melhoria das acessibilidades, nomeadamente a construção dos Itinerários Complementares 6 (ligação Coimbra - Covilhã) e 8 (Coimbra - Castelo Branco) e a aposta em "programas [de apoio comunitário] destinados a regiões de baixa densidade populacional". E considerou que os referidos programas "podem ajudar", mas advertiu ser necessário "que haja agentes locais de desenvolvimento e que haja forças vivas que protagonizem esses processos de desenvolvimento".
Durante o debate realizado na sala de sessões da Assembleia Municipal da Guarda, o governante admitiu que a Região Centro já é servida por vias de comunicação de grande importância nacional, referindo-se às auto-estradas A1 (Lisboa - Porto) e A23 (Torres Novas - Guarda), mas acrescentou que o reforço da coesão interna passa por melhorar "o atravessamento transversal" do território. Lembrou que foi construída a A25 (Vilar Formoso - Aveiro), mas ainda estão por concretizar "os eixos tão desejados pelas populações" - os Itinerários Complementares 6 (Coimbra - Covilhã), 8 (Coimbra - Castelo Branco) e 3 (Coimbra - Abrantes). "Estes eixos de atravessamento são essenciais para desencravar a Região Centro", sublinhou Nunes Correia.


O responsável pela pasta do Desenvolvimento Regional voltou a apostar em novas ligações para a região
O responsável pela pasta do Desenvolvimento Regional voltou a apostar em novas ligações para a região


Data de publicação: 2007-04-10 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior