Voltar à Página da edicao n. 375 de 2007-04-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os albicastrenses parecem não estar a favor da junção dos hospitais regionais

Castelo Branco diz “não” ao Centro Hospitalar

Lançado na cidade um abaixo-assinado a favor da criação de uma Unidade Local de Saúde em vez do Centro Hospitalar da Beira Interior. Isto depois de, ao longo dos últimos meses, várias personalidades albicastrenses se terem mostrado contra o projecto que visa unir os hospitais de Castelo Branco, Covilhã, Fundão e Guarda.

> Notícias da Covilhã

O movimento cívico Albisaúde lançou na passada semana um abaixo-assinado em Castelo Branco a defender a criação de uma Unidade Local de Saúde em vez do Centro Hospitalar da Beira Interior (CHBI), um documento a enviar ao ministro da Saúde.
O abaixo-assinado surge depois de, ao longo dos últimos meses, diversas entidades e personalidades de Castelo Branco, além dos órgãos autárquicos, se insurgirem contra a criação do CHBI, receando que este equipamento retire valências ou de alguma forma diminua a actual capacidade do hospital da cidade (Hospital Amato Lusitano).
A criação do Centro Hospitalar da Beira Interior (CHBI) está a ser discutida há um ano por determinação da tutela e prevê a união e reorganização de serviços dos hospitais da Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco. No entanto, a sua configuração é ainda desconhecida.
"A criação do Centro Hospitalar da Beira Interior não pode ser apresentada como facto consumado, tal como se pretendeu e foi a origem de um clima de mal-estar", refere o abaixo-assinado. A situação causou "preocupação e apreensão em toda a comunidade e provocou a mobilização dos cidadãos, de instituições sociais e uniu a uma só voz as forças partidárias", acrescenta o documento. As negociações para a criação do CHBI, "pela sua superior relevância, devem contar com a participação de todos os trabalhadores do Hospital de Castelo Branco, os vários representantes da comunidade e as populações", sublinha o movimento.
A recolha de assinaturas vai decorrer até 15 de Abril, para que "o processo em curso seja imediatamente suspenso e se iniciem negociações que levem à constituição de uma Unidade Local de Saúde, composta pelo Hospital Amato Lusitano e que seja amplamente consensual", refere ainda o documento. "Este abaixo-assinado é uma prova inequívoca das preocupações dos utentes do Hospital Amato Lusitano", sustenta José Alberto, porta-voz do movimento.


Os albicastrenses parecem não estar a favor da junção dos hospitais regionais
Os albicastrenses parecem não estar a favor da junção dos hospitais regionais


Data de publicação: 2007-04-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior