Voltar à Página da edicao n. 374 de 2007-04-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

UBINEI volta ao activo em parceria com o NINF

A organização das XVIª Jornadas de Informática foi, este ano, partilhada pelos dois núcleos, o Núcleo de Informática da Universidade da Beira Interior (NINF), e o Núcleo de Informática Ensino da Universidade da Beira Interior (UBINEI). De 27 a 29 de Março, o pólo VI acolheu os alunos e profissionais da área a fim de debater e dar a conhecer as novas tecnologias e o trabalho científico de pesquisa, assim como a problemática do novo Estatuto Carreira Docente (ECD).

> Isaura Costa

A organização conjunta do NINF e UBINEI realizou, este ano, as XVIªs Jornadas de Informática, com o objectivo de abranger um maior número de interessados. Após alguns anos de ausência nas Jornadas por parte do UNINEI, o núcleo regressa à organização. Com finalidade de abranger um maior leque de alunos, os painéis concebidos visaram não só uma exposição das novas tecnologias e a apresentação de algum trabalho científico de pesquisa realizado no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (DI), como também uma discussão e esclarecimento de dúvidas para aqueles que pretendem seguir a via ensino desta área.
Nos dias 27 e 28, o anfiteatro 6.01 do pólo VI da UBI, recebeu uma série de Student Partners da Microsoft, engenheiros, profissionais, professores e investigadores da área. No primeiro painel os Student Partners da Microsoft, Miguel Vicente e César Mendes, apresentaram as potencialidades do novo Windows Vista e do Microsoft Office System 2007, demonstrando ainda aos presentes uma série de soluções e elementos chave que podem ser construídas e utilizadas nestas plataformas.
Ainda durante a manhã, Gonçalo Chaves, Senior Technical da Microsoft Student, apresentou o “Windows Presentattion Foundation” e Francisco Cabrita, representante da Rails, apresentou o “framework open source” “Ruby On Rails”.
Rui Ribeiro, representante da Saybase, iniciou o segundo painel com apresentação de uma série de produtos e serviços certificados pela RED HAT, com a qual a Saybase mantém uma parceria, tornando-a a única empresa representante em Portugal. Rui Ribeiro contemplou ainda um aluno com um cheque de formação na Saybase. Ao longo da tarde, três Student Partners da Microsoft, Nelson Correia, Ricardo Portela e Gonçalo Chaves apresentaram, respectivamente, as tecnologias e aplicações da AJAX, ASP.NET e a plataforma de desenvolvimento Microsoft.NET Framework 3.0, demonstrando as suas potencialidades e funcionalidades.
No dia de quarta-feira, a sessão iniciou-se com Ângela Martins, Human Resource Business Partner da Microsoft Portugal, expondo a importância das equipas na Microsoft e qual o perfil e valores éticos desejados pela empresa. Esta frisou a importância de valores como a integridade, honestidade, respeitabilidade, paixão, autocrítica e receptividade a grandes desafios, na integração e desenvolvimento de uma equipa de trabalho.
A plataforma XNA da Microsoft, apresentada por Pedro Rosa, Developer Evangelist na Microsoft Portugal, trouxe o lado lúdico da informática, apresentando formas de criar jogos. Já Pedro Silva, Lead Software Development Engineer no Microsoft Language Development Center (MLDC), deu a conhecer duas novas tecnologias da Microsoft na área de Speech, o namespace System.Speech no .NET Framework 3.0 e o Microsoft Speech Server 2007.
Durante a tarde, a área de investigação foi o tema central. Stéphane Cauchie, investigador na Université François Rabelais, France e em parceria com o DI da UBI, dissertou sobre o do tema “Security and biometry, a complex hybridizations”. Sara Madeira, docente no DI e investigadora no grupo Knowledge Discovery and BIOinformatics Group (KDBIO), expôs um pouco do seu trabalho acerca do processamento de dados de genes, um trabalho amplamente reconhecido na área da biologia computacional, sendo este painel considerado o ponto alto das jornadas.
Na área da robótica, António Fernandes Macedo Ribeiro, professor e investigador no departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho, apresentou uma introdução “user-friendly” da robótica para informáticos.
Hélder Caetano, representante do Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAAPI), discorreu acerca da importância do registo de uma patente e de como a registar. Para finalizar o painel de quarta-feira, Mário Freire, presidente do Departamento de Informática da UBI, e Luís Barbosa, Director do Curso de Informática da UBI, promoveram um debate acerca da situação actual do curso, a fim de perceber o feedback dos alunos e expor a sua própria opinião, sendo o título do debate “Round Table”.
O último dia foi dedicado exclusivamente à área do ensino. A presença de Cláudia Maria Gomes Mendes Silva, licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, e com um Mestrado em Psicologia Cognitiva-Comportamental e Sistémica na mesma universidade, discorreu sobre o tema “Necessidades Educativas Especiais – Psicologia Pediátrica”, acentuando a necessidade de integração das crianças com deficiências e as dificuldades destas e dos professores na sua educação. Carlos Carvalho Costa, professor e dirigente sindical do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC), apresentou a problemática do novo ECD e o seu impacto na educação, e esclareceu os alunos dos trâmites legais para o concurso de contratação de docentes.


Data de publicação: 2007-04-03 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior