Voltar à Página da edicao n. 374 de 2007-04-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Perfil de Pedro Guedes de Carvalho

> Eduardo Alves

Pedro Guedes de Carvalho é natural do Porto. Na cidade invicta faz todo o seu percurso escolar até ao Ensino Superior. Durante toda a sua vida esteve sempre ligado à Universidade e ao Desporto. “O meu pai era professor universitário e para além disso era também um desportista apaixonado”, descreve. Como se estes dois aspectos não bastassem para lhe incutir o gosto “quer pelos estudos, quer pelas práticas desportivas”, Guedes de Carvalho vivia também “junto a clube de hóquei em campo, onde jogava o Humberto Coelho, que mais tarde veio a ser Seleccionador Nacional de Futebol”. Os tempos livres eram dedicados ao desporto. E foi através dos Desporto que descobriu a sua paixão pelo Voleibol. Desde cedo que se inicia nesta modalidade, fazendo parte de equipas de associações desportivas e participando em torneios e também integrando o desporto escolar.
Ingressa na Universidade do Porto para estudar Economia, mas acaba por se mudar para a capital. “Já nessa altura era um estudante Erasmus”, graceja. A mudança do Porto para Lisboa deve-se ao facto de o curso ministrado na capital “ser mais prático e direccionado para áreas do meu interesse”. Em 1980 conclui a sua licenciatura em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa. Mas a mudança do Norte do País para a capital trouxe-lhe um pequeno dissabor, “é que em Lisboa, o voleibol era uma prática desportiva pouco praticada”. Os campos acabaram por ficar em segundo plano e o trabalho e os estudos ganham uma nova dimensão. Vem para a Covilhã trabalhar como consultor e é então que dá um dos acontecimentos mais marcantes da história de Portugal, o 25 de Abril.
Já no pós-revolução é desafiado para dar aulas, em horário nocturno, “a pessoas que podiam ser meus pais”. Dessa experiência que o marcou “de forma muito positiva” Guedes de Carvalho confessa que aprendeu que “nunca se sabe tudo, que todos os dias e com todas as pessoas se podem aprender coisas diferentes e construir melhores projectos”. Ideal que ainda hoje gosta de manter na sua vida.
Passou depois a leccionar em horário diurno e desempenhou funções de director do Centro de Formação de Professores da Covilhã entre 1993 e 1995. Começou depois a apostar numa maior formação e tira um mestrado em Economia Europeia na Faculdade de Economia de Coimbra, em 1995. “O Mercado de Habitação em Portugal” é o título deste trabalho. Passa então a integrar o Departamento de Gestão e Economia da UBI onde se candidata ao doutoramento, que defende em Junho de 2002 sob o título “Redes Institucionais, Pequenas Cidades e Competitividade Territorial”. Esta área de investigação há-de também servir para o conduzir a um dos seus mais arrojados projectos, o de coordenador do Plano Estratégico de Turismo para a Serra da Estrela “PETUR”. Um trabalho que envolveu dez municípios da região “e no qual se aprendeu muito”. A ligação ao Departamento de Ciências do Desporto também já vem de há algum tempo. Ligação que ficou mais reforçada com a sua participação na equipa que conduziu a reestruturação do curso. Depois das eleições do ano passado, Pedro Guedes de Carvalho assumiu a presidência do Departamento de Desporto.

Temos de olhar para Bolonha como um espaço de novas oportunidades






Data de publicação: 2007-04-03 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior