Voltar à Página da edicao n. 374 de 2007-04-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O presidente da Assembleia da República vai ser entronizado confrade do azeite

Jaime Gama vai ser confrade do azeite da Cova da Beira

O Presidente da Assembleia da República vai ser entronizado pela Confraria do Azeite da Cova da Beira a 13 de Abril, durante a primeira Feira Nacional do Azeite, a realizar no Fundão.

> Notícias da Covilhã

"A entronização é um dos pontos de interesse do certame e uma forma de trazer a atenção política para este sector", explica Francisco Lino, chanceler da Confraria e um dos responsáveis pela feira.
Durante quatro dias, de 12 a 15 de Abril, a organização espera ter em exposição no Pavilhão Multiusos do Fundão pelo menos 30 marcas de azeite e de outros produtos ligados ao sector olivícola, "alguns deles inovadores". "Ainda é cedo para revelar todas as surpresas, até porque o programa ainda está a ser ultimado. Mas, por exemplo, vamos contar com a presença de uma marca inglesa de cosmética, cujos produtos são totalmente feitos a partir de azeitonas", adianta. "Portugal, que tem muito mais experiência no sector, deve apostar neste tipo de inovações", realça. "Por isso, a Feira vai ser um ponto de encontro para debater o sector e para analisar as várias oportunidades que existem, para além dos produtos tradicionais", sublinha Francisco Lino.
O presidente da Confraria acredita que "o sector olivícola vai ter um grande crescimento nos próximos três a quatro anos, dada a quantidade de investimentos que estão a ser feitos por todo o país, tanto na plantação de oliveiras como na área da transformação". "O investimento espanhol no Alentejo tem tido grande visibilidade, mas também há uma grande aposta por empresários portugueses em vários pontos do País, nomeadamente na Beira Interior", adianta. Investimentos que requerem "uma atenção especial do poder político para esta riqueza nacional". "Por isso, estamos honrados em entronizar o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama", diz.
Criada a 09 de Julho de 2004, a Confraria do Azeite da Cova da Beira já entronizou, entre outros, Luís Queiró, deputado do PP no Parlamento Europeu; Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão; Nuno da Câmara Pereira, deputado do PPM na Assembleia da República e Hans Poeetering, líder do grupo parlamentar do PP no Parlamento Europeu. Um colóquio sobre o sector olivícola, um passeio de automóveis antigos pela Rota dos Lagares e um Concurso Nacional de Azeite, "que já conta com mais de três dezenas de marcas inscritas", são outros dos pontos fortes do programa.
A primeira Feira Nacional do Azeite é uma organização da Confraria do Azeite da Cova da Beira, Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) e Associação Comercial e Industrial do Fundão.


O presidente da Assembleia da República vai ser entronizado confrade do azeite
O presidente da Assembleia da República vai ser entronizado confrade do azeite


Data de publicação: 2007-04-03 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior