Voltar à Página da edicao n. 374 de 2007-04-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Este projecto resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

Projecto “Viver Mais” já apoiou mais de cinco mil utentes

O projecto “Viver mais Idanha” inserido no Programa para a Inclusão e Desenvolvimento – Progride, gerido pela Segurança Social apoiou já, desde que se iniciou em Agosto de 2005, cerca de cinco mil habitantes das 17 freguesias do concelho.

> Notícias da Covilhã

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, através do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento que é o responsável pela sua execução no terreno.
Entre as diversas valências por que é composto o projecto “Viver mais Idanha” há algumas que se destacam com maior facilidade, principalmente pelos efeitos directos que exercem na vida das pessoas. Estamos a falar designadamente de um veículo multimédia/biblioteca que permite levar aos habitantes das aldeias do concelho as novas tecnologias, entre elas Internet, livros, além de prestar também um serviço informativo sobre o município e a requisição do cartão raiano +65, sem que utentes tenham que se deslocar à sede de concelho.
Um segundo veículo tem funções de unidade móvel de saúde, no qual se deslocam duas técnicas de saúde e uma enfermeira que fazem acções de sensibilização diversas, entre elas sobres hábitos de higiene, bons hábitos alimentares. Faz também parte das funções desta unidade móvel acções de rastreio e controlo da glicemia, hipertensão arterial, colesterol e o apoio domiciliário para efectuar pensos, administrar injecções ou executar outras tarefas na área da enfermagem.
Do conjunto de veículo integrados no projecto, existe também um terceiro que faz de oficina móvel e que procede a pequenas reparações em casa de pessoas mais carenciadas, nomeadamente mudar lâmpadas, arranjar torneiras, resolver pequenas avarias eléctricas, entre outras pequenas tarefas ao alcance da unidade móvel.
Integrado no mesmo projecto está também em funcionamento na antiga casa do juiz, em Idanha-a-Nova, um espaço sénior, aberto aos mais idosos, onde são promovidas diversas actividades ocupacionais, designadamente a organização de pequenas festas em datas mais significativas, bem como feitas campanhas de sensibilização e prevenção no que respeita aos cuidados a ter com a chuva e o sol em determinadas idades.
Através do espaço sénior são igualmente organizados passeios e visitas temáticas, bem como visionados filmes clássicos portugueses, e promovidas aulas de ginástica e hidro-ginástica.
Refira-se que a deslocação das três viaturas às aldeias do concelho obedece a um planeamento semanal para que as populações saibam quando encontrar o serviço disponível.
Todo este projecto desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento conta com um orçamento total a quatro anos de um milhão de euros, distribuídos em quatro tranches anuais de 250 mil euros.


Este projecto resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
Este projecto resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova


Data de publicação: 2007-04-03 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior