Voltar à Página da edicao n. 374 de 2007-04-03
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Pólo IV da UBI em protesto

Alunos reividicam melhores condições para o refeitório, biblioteca e salas interiores. Queixam-se ainda de falhas no funcionamento dos serviços académicos e da distância que têm que percorrer até aos SASUBI para assinar a bolsa

> Cátia Felício

A entrada principal do Pólo IV da Universidade da Beira Interior esteve fechada a cadeado durante a manhã de quinta-feira, dia 29. A medida surgiu como forma de protesto contra algumas irregularidades e partiu da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), em conjunto com os núcleos de Economia, Gestão, Sociologia e Marketing da UBI. Fernando Jesus, presidente da AAUBI, diz que a adesão superou as expectativas e que a meio da manhã chegaram mesmo a estar perto de 200 pessoas a apoiar o manifesto.
O líder estudantil queixa-se da "demora em alguns trabalhos e na prestação de serviços que tem vindo a ser sistematicamente adiada, nomeadamente os Serviços Académicos que já funcionaram neste pólo”. E reforça que os serviços deviam funcionar duas vezes por semana, mas tal não acontece desde o início deste ano lectivo.
Além dos Serviços Académicos, aponta problemas em relação à biblioteca, gabinetes dos docentes, salas interiores, e a distância que os alunos têm que percorrer até aos Serviços de Acção Social da UBI (SASUBI) apenas para assinar a bolsa.“A biblioteca não tem as melhores condições”. E adianta que há problemas quanto ao gabinete dos docentes, “onde estão dois e três docentes no mesmo gabinete, o que para atender alunos não é propriamente o melhor”. Destaca ainda “o problema das salas interiores, que têm já 10 a 12 anos e não foi feita nenhuma obra de melhoria”.A nível de informática existem algumas queixas, mas Fernando Jesus diz que os problemas têm sido sistematicamente melhorados. “Neste sentido a universidade prestou um bom serviço”.
Em relação à cantina, o presidente da AAUBI diz que “a qualidade tem vindo a decrescer. O que o senhor reitor nos informou é que vai haver uma rotatividade entre os cozinheiros da universidade para que ninguém seja prejudicado”.
No dia anterior ao protesto, o lider estudantil esteve com o reitor da UBI, Manuel Santos Silva, a visitar as instalações do Pólo IV. Apesar de conhecer a posição do reitor face ao protesto, frisa que "caso não o fizéssemos, podia cair no esquecimento outra vez, como tem acontecido nos últimos anos". E acrescenta: "É sempre bom voltar a frisar as coisas de forma a não cair no esquecimento. E de facto, para que o resto da academia se aperceba dos problemas que existem aqui”.
Fernando Jesus salienta mudanças anunciadas pelo reitor sobre os Serviços Académicos. “Visto que a maioria dos problemas são pedagógicos e não administrativos”, em vez dos alunos se dirigirem aos Serviços Académicos, a alternativa passa por se dirigirem directamente ao secretariado de cada UCP. Neste sentido, “[o reitor] diz que vai promover uma reunião com todos os secretariados. Vamos ver”.
Outro dos problemas é a distância que os alunos têm de percorrer até aos SASUBI. “Foi nos transmitido que os SASUBI estão a tentar implementar uma plataforma digital para que o processo seja feito online, à imagem do que já é feito noutras universidades”. O presidente da AAUBI diz estar previsto arrancar no início do próximo ano lectivo.

 

 






Data de publicação: 2007-04-03 00:00:01
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