Voltar à Página da edicao n. 373 de 2007-03-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O software pensado para trabalhos científicos foi apresentado na UBI

Projectar o sucesso SolidWorks na educação

Um especialista da área educacional da empresa SQÉDIO, esteve na UBI a apresentar e demonstrar as últimas novidades sobre o software SolidWorks. Neste Workshop estiveram presentes alunos dos cursos de Mecânica e Design Industrial, que aproveitaram para tirar dúvidas sobre o sistema que se encontra a funcionar na UBI.

> Susana Duarte

O Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior promoveu, na passada quinta-feira, um Workshop intitulado “Desenho Assistido por Computador e Ferramentas de Análise Estrutural Associadas”, decorreu no anfiteatro 8.1.
Mostrar uma nova linha de produtos SolidWorks para o mercado educacional e criar um feedback com os estudantes e professores acerca deste software que está a funcionar na UBI hà dois anos foi o objectivo da apresentação feita por Rui Alexandre, especialista da área do mercado educacional da Sqédio. “A UBI, é um cliente educacional, e nós temos todo o interesse em responder a qualquer questão técnica ou comercial”, salientou.
“O SolidWorks é o software mais utilizado no Ensino Superior em Portugal. A maioria das escolas que têm cursos de Mecânica ou Design Industrial, estão a utilizar este software”, esclareceu Rui Alexandre.
O especialista explicou que o SolidWorks é um software extremamente simples de aprender e utilizar, «ao contrário do que acontece com alguns softwares da concorrência», «qualquer estudante que não tiver uma formação exaustiva do programa pode através do seu gosto e carolice aprender a trabalhar com o software», garante. O SolidWorks permite criar tridimensionalmente qualquer produto que a imaginação humana possa pensar, tem um vasto leque de ferramentas para desenhar todo o tipo de peças de plástico, madeira, mecânicas entre outras.
Ao longo do Workshop, o especialista demonstrou, através de exemplos, o desenvolvimento de uma peça de design industrial do príncipio ao fim, tal como também determinou qual seria o escoamento de água dentro de uma válvula.
Para Rui Costa, aluno de Electromecânica, o programa é «muito inovador», uma vez que “permite o desenvolvimento de uma peça de design industrial do princípio ao fim, o que se torna bastante motivante”.


O software pensado para trabalhos científicos foi apresentado na UBI
O software pensado para trabalhos científicos foi apresentado na UBI


Data de publicação: 2007-03-27 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior