Voltar à Página da edicao n. 373 de 2007-03-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O Ciclo de Teatro Universitário contou com a actuação destes dois grupos

Teatro-Cine recebe duas peças na mesma noite

“Blasted” e “La Marquesa Lakspur Lotion” foram o nome das duas peças apresentadas pela GIGNOMAI – Real Escuela Superior de Arte Dramático – no passado dia 20 de Março, no Teatro-Cine da Covilhã, no âmbito do XI Ciclo de Teatro Universitário.

> Urbi

Duas peças foram oferecidas na mesma noite pela GIGNOMAI, uma escola de arte dramática de Madrid. As apresentações decorreram no passado dia 21 de Março, no Teatro Cine da Covilhã.
Uma cama. Um armário. Uma secretária. É neste cenário que a primeira peça se desenrola. Em “La Marquesa Lakspur Lotion” a acção decorre numa pensão de um bairro francês, onde a vida nos inícios do século XX não é fácil. Uma mulher, aparentemente nobre, dorme neste hotel barato e é constantemente perseguida pela Senhora Wire, administradora do hotel, pelo facto de não pagar o aluguer há três dias. O conflito entre as duas personagens piora quando a Senhora Wire a acusa de ser uma alcoólica, usar vestidos baratos e levar homens para o quarto. A discussão é atenuada com a chegada de um escritor que impede a expulsão da mulher. Três realidades distintas que chocam violentamente. Uma viagem até ao passado que retrata a sociedade há um século atrás, mas cujos desentendimentos sociais se reflectem ainda nos dias de hoje.
Retirada de um excerto da famosa dramaturga Sara Kane, esta encenação partiu de uma proposta feita pelos actores da peça, entre os quais uma portuguesa, Filipa Duarte, que rumou para terras lusas através do programa Erasmus. Estudante de teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, explica que “a peça foi elaborada, tendo como base o texto de Sara Kane, através de improvisações que nos iam surgindo. Interpretámo-la à nossa maneira, embora com a direcção do professor Jesus Salgado.” Um texto que mostra o lado mais negro do ser humano, nas suas variadas formas, bem ao estilo desta autora.
Após um intervalo de quinze minutos, o público foi convidado a assistir à peça no palco, junto dos actores. Assistiu e gostou. “É uma peça muito intimista, que só será realmente sentida se o público estiver perto de nós. É muito rico para nós sentir as pessoas à nossa volta”, refere Júlia de Castro, uma das actrizes.
Em “Blasted” a cena decorre num quarto de hotel de luxo em Leeds. Ian e Cate conheceram-se num café e envolvem-se durante alguns meses, até Ian a abandonar durante dois anos. Tem 41 anos, é casado e tem um filho. Cate é uma moça de 21 anos que sofre de um atraso mental que se acentua quando o seu pai volta para casa e a viola. A situação repete-se durante a ausência de Ian, sem ninguém saber. O atraso de Cate agrava-se não só em termos psicológicos como em termos físicos, com ataques de epilepsia. A cena começa com um telefonema de Ian a Cate, dizendo para se encontrarem num quarto de hotel. Ela vai ter com ele e o confronto é para ambos inesperado. Ian não a reconhece e Cate evita-o, embora ainda o ame. Não consegue lidar com o seu próprio corpo nem com a brusquidão de Ian, que tenta abusar dela.
A violência, o vício, a ordem assexuada e desumana dos homens constituem neste trabalho pretextos para se falar de amor.
Segundo os actores “foi um percurso duro, em que teve de haver uma grande entrega às personagens. Trabalhámos muito um com um outro, foram horas a fio. A cena foi praticamente toda encenada por nós.”
Duas peças marcantes que deixaram o público envolvido até ao fim. Foram apresentadas em Madrid durante o primeiro semestre lectivo, e este é o único evento em que participam.


O Ciclo de Teatro Universitário contou com a actuação destes dois grupos
O Ciclo de Teatro Universitário contou com a actuação destes dois grupos


Data de publicação: 2007-03-27 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior