Voltar à Página da edicao n. 372 de 2007-03-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os alunos de Medicina marcaram presença neste evento

UBI “nos trilhos da ciência”

“O Admirável Mundo Novo do RNA” foi a temática seleccionada pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI para assinalar o III Ciclo de Seminários em Medicina.

> Helder Filipe Prior

Investigadores, professores a alunos da área da Medicina e das Ciências Biomédicas passaram o dia 16 de Março em debate. O Anfiteatro Amarelo, na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, foi o local escolhido para uma reflexão em torno do RNA, uma molécula com contornos semelhantes aos do ADN e que se manifesta de forma decisiva no que à informação genética diz respeito.
Segundo José Eduardo Cavaco, docente da UBI, “estes colóquios têm como missão dinamizar o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) através da vinda de investigadores de renome nacional, uma vez que mostrar a ciência deve ultrapassar as paredes dos laboratórios ”. José Eduardo Cavaco sublinhou a excelente participação dos alunos e reiterou que “este ciclo de conferências já é o terceiro e destina-se a toda a comunidade científica da região”.
Cecília Maria Arraiano, da Universidade Nova de Lisboa, veio até à Covilhã para “aumentar o gosto sobre medicina e, principalmente, despertar a curiosidade acerca do trabalho de laboratório que se vem fazendo no domínio do RNA”, referiu. Para a investigadora, “se o ADN funciona como um arquitecto na construção de uma casa, o RNA é o mundo de construtores que participam activamente na materialização do processo”. Cecília Maria Arraiano é a actual Directora do Laboratório de Controlo de Expressão Génica da Universidade Nova de Lisboa e dedica grande parte do tempo à investigação no âmbito da Biologia.
O RNA é uma disciplina em rápido desenvolvimento na comunidade científica, e é cada vez mais reconhecida como crucial no controlo da expressão génica, como demonstra a atribuição, em 2006, de dois prémios Nobel na área do RNA. Apesar de ainda não se saber, ao certo, o alcance deste tipo de investigação, Cecília Arraiano considera que “estas moléculas têm uma importância extrema para que qualquer actividade celular funcione da melhor maneira possível”.
A investigadora, que viu recentemente publicado um artigo da sua autoria na revista científica Nature, acaba de lançar, em parceria com Arsénio Fialho, o primeiro livro em português sobre os novos desafios e perspectivas deste novo domínio científico. Intitulado “O Mundo do RNA”, esta obra procura ir ao encontro de alguns dos conteúdos programáticos ministrados em diferentes cursos de pós-graduação, ao mesmo tempo que apresenta importantes contributos no âmbito das Ciências Biológicas.
Numa altura em que a ciência regista uma grande evolução, os alunos de Medicina e Ciências Biomédicas da UBI têm a possibilidade de aumentar os seus conhecimentos, já que a continuidade do Ciclo de Seminários CICS está agendada para o mês de Abril.


Os alunos de Medicina marcaram presença neste evento
Os alunos de Medicina marcaram presença neste evento


Data de publicação: 2007-03-20 16:32:49
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior