Voltar à Página da edicao n. 372 de 2007-03-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O evento pretendeu ajudar os alunos a estruturar o seu currículo

O Curriculo e a sua importância

O Núcleo de Estudantes de Marketing da UBI (MktUBI), em parceria com João Leitão, docente da instituição, organizou uma conferência intitulada "Mercado de Trabalho: Como Entrar?". O evento decorreu no Pólo IV do Ernesto Cruz, no passado dia 12. O orador convidado foi Rogério Palmeiro, responsável do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais.

> Joana Barata

A conferência "Mercado de Trabalho: Como Entrar?" pretendeu constituir uma sessão de esclarecimento sobre como integrar o mercado de trabalho, algo que, na opinião de Jorge Gama, presidente do núcleo de Marketing “é uma tarefa dificil”. Assim, explica Jorge Gama, “esta iniciativa surgiu devido aos alunos do quarto ano notarem uma grande lacuna a nível de como fazer um currículo e uma carta de apresentação”.
A sessão de esclarecimento pretendeu mostar como alguns pormenores no currículo poderão fazer a diferença quando se tenta ultrapassar os obstáculos da vida de estudante, e integrar a vida activa. Durante a conferência, foram dadas dicas úteis acerca de técnicas de procura de emprego, bem como estratégias de elaboração de currículos profissionais.
Rogério Palmeiro, orador no evento, adiantou que este ano a Feira de Emprego que costuma decorrer na UBI não será apenas num dia e num local específico, pois tem vindo a constatar-se que os alunos que mais visitam esta feira são sobretudo da área das Ciências Sociais e Humanas. Deste modo, fez-se um convite às empresas para que nos meses de Março, Abril e Maio se desloquem até aos vários núcleos e departamentos.
Outra das questões que surgiu durante o encontro foi a da mobilidade dentro e fora da União Europeia. Rogério Palmeiro garante que cada vez mais programas da União Europeia oferecem incentivos à mobilidade. Neste sentido, o Gabinete de Estágios, em cooperação com o Gabinete de Relações Internacionais, apresentou uma candidatura ao programa “Leonardo” “para que no futuro seja possível criar uma plataforma de mobilidade a nível internacional, e de igualmente se criarem condições para quem esteja interessado em fixar-se no estrangeiro”, disse.
No que se refere aos currículos profissionais, Rogério Palmeiro diz que cerca de 35% dos currículos são excluídos por irregularidades no preenchimento. Estas lacunas verificam-se, por exemplo, no preenchimento de campos obrigatórios como o telefone, e nos comprovativos que devem acompanhar o currículo profissional. Outro dos erros que mais se verifica são os mails, que não sendo institucionais, muitas vezes têm nomes obscenos ou inapropriados, situação que deve ser evitada.
Para Rogério Palmeiro, “um bom currículo é como um fato feito á medida no alfaiate, não é comprado numa loja”. São pequenos detalhes como estes que poderão fazer a diferença na hora de entregar o currículo. Discutiu-se também o currículo com base no modelo europeu, que no entanto nem sempre é viável devido ao seu cariz “padronizado e uniformizado”. No fundo, defendeu, “o importante é inovar sem que se recorra á simplicidade”.
Outro documento também importante e que acompanha o currículo é a carta de apresentação, que deve comprovar toda a informação descrita no curriculo. E no final, é ainda preciso superar a entrevista, na qual os futuros candidatos deverão dar especial atenção à imagem, e ao controlo dos nervos.
No final o Prof. João Leitão falou acerca de uma nova forma de fazer um currículo. A ideia está a ser desenvolvida na cadeira de empreendadorismo e inovação, pelos alunos de marketing. No âmbito desta, os alunos irão desenvolver um cd em forma de currículo, para testar na realidade qual a adesão das empresas a esta forma alternativa de apresentação, e do seu potencial como instrumento de comunicação.


O evento pretendeu ajudar os alunos a estruturar o seu currículo
O evento pretendeu ajudar os alunos a estruturar o seu currículo


Data de publicação: 2007-03-20 16:29:52
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior