Voltar à Página da edicao n. 372 de 2007-03-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Jaime Gaspar foi condenado a 21 anos e meio de cadeia pelo assassinato de Rosa Gaspar

Assassino de Rosa Gaspar condenado a 21 anos de cadeia

O autor confesso do crime de homicídio de Rosa Gaspar foi hoje, terça-feira, 20 de Março, condenado a 21 anos e meio de cadeia.

> Eduardo Alves

Jaime Marques, antigo companheiro da vítima, uma mulher de 38 anos de idade, natural da freguesia de Silvares, ouviu a sentença do colectivo de juízes, no Tribunal da Covilhã. Termina assim o julgamento de um dos crimes que “mais chocou a região”, considera o advogado da acusação.
Este engenheiro informático que trabalhava na Siemens Portuguesa viveu alguns anos com Rosa Gaspar. Do relacionamento entre os dois nasceu uma criança que tem actualmente cinco anos. As agressões e os maus-tratos começaram a ser uma constante na vida de Rosa Gaspar, funcionária das Finanças na zona da Lisboa.
Um processo que levou à separação do casal e posterior entrega da criança aos cuidados da mãe. Ao que parece, tal decisão judicial provocou ainda mais revolta em Jaime Marques. Durante o julgamento ficou provado que o pai da criança e antigo companheiro da vítima agredia fisicamente Rosa Gaspar. Mesmo depois dos dois viverem em casas separadas. Situação que levou a vítima a apresentar queixas na polícia de Sintra e a pedir transferência para a Covilhã.
No dia 2 de Novembro de 2005, depois de três meses a trabalhar na 1.ª Repartição de Finanças da Covilhã e a residir com os seus pais e a sua filha na freguesia de Silvares, Rosa Gaspar viria a ser assassinada pelo seu antigo companheiro numa rua da “cidade-neve”.
Na leitura da sentença, os juízes sublinharam que Jaime Gaspar agiu de forma premeditada ao esperar a vítima junto ao local de trabalho, ao ter viajado propositadamente de Lisboa para Covilhã e de ter em sua posse, na altura do crime, duas facas, uma das quais, utilizada para desferir os golpes fatais em torno do pescoço da mulher de 38 anos.
A queixa apresentada às autoridades por Rosa Gaspar, ainda quando esta vivia na zona de Lisboa serviu também para atestar anteriores agressões à vítima. Lida a sentença, Jaime Marques fica assim com um total de 21 anos e meio de prisão efectiva e fica também condenado a pagar uma indemnização cível de 136 mil euros à família da vítima que tem agora a custódia da filha de Jaime Marques e Rosa Gaspar. O autor confesso do crime e pai da criança fica também obrigado a pagar uma pensão de vida à sua filha.
No final da leitura da sentença, a acusação considerou a pena justa. Já a defesa não quis adiantar qualquer possível recurso.


Jaime Gaspar foi condenado a 21 anos e meio de cadeia pelo assassinato de Rosa Gaspar
Jaime Gaspar foi condenado a 21 anos e meio de cadeia pelo assassinato de Rosa Gaspar


Data de publicação: 2007-03-20 15:39:11
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior