Voltar à Página da edicao n. 372 de 2007-03-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O debate em torno da profissão de docente foi promovido pelo SPZC

Professor, profissão de risco?

Foi esta a principal questão debatida na Acção de Formação “Ser docente (Educador e Professor) – hoje e amanhã – é uma profissão de risco?” que contou com a participação de professores de diversos graus de ensino.

> Urbi

Foi na passada sexta-feira, dia 16 de Março, que a Acção de Formação “Ser docente (Educador e Professor) – hoje e amanhã – é uma profissão de risco?” se desenrolou no anfiteatro B na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI).
A formação iniciou-se pelas 9h30, e foi apresentada por Manuel de Freitas Gomes, médico psiquiatra, professor do Ensino Superior, e director da Clínica do Outeiro.
Esta acção de formação promovida pelo SPZ Centro (Sindicato de Professores de Zona Centro) contemplou temas como a violência nas escolas, situações de crise entre professores e alunos, e stress provocado pela instabilidade do professor a nível profissional e incerteza da profissão do docente.
Foi conferida especial atenção ao tema do stress que é, segundo Manuel de Freitas Gomes, o principal efeito resultante da agressividade por parte dos alunos que não respeitam os seus professores.
Em jeito de conclusão foram apresentadas soluções para este problema, entre as quais se destacam o alargamento do tempo despendido em família, bem como a qualidade deste.


O debate em torno da profissão de docente foi promovido pelo SPZC
O debate em torno da profissão de docente foi promovido pelo SPZC


Data de publicação: 2007-03-20 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior